As diferenças entre tecidos naturais e sintéticos

Os tecidos das roupas podem ser feitos com fibras naturais (algodão, linho, lã e seda) ou artificiais e sintéticas (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato). Cada tipo tem suas vantagens e suas desvantagens. Veja a seguir algumas delas.

Antes de mais nada, vamos explicar o porquê dessa diferenciação dos tecidos.
Os tecidos naturais, considerados básicos e clássicos, são produzidos a partir de fibras naturais e possuem três origens distintas: a animal como a lã e a seda; vegetal, como o linho e o algodão; mineral, como amianto.
Já os tecidos sintéticos, são produzidos pelo homem usando como matérias-primas produtos químicos, da indústria petroquímica, como por exemplo: o plástico, poliéster, poliamida, acrílico, entre outros.
Da mesma forma, os tecidos artificiais são parecidos com os sintéticos. A diferença está que esses tecidos são feitos a partir de “fibras celulósicas” ou “fibras proteínicas”, tais como acetatos e viscose. Essas fibras vêm geralmente do milho e óleos vegetais.

Vantagens

As principais vantagens dos tecidos produzidos com fibras naturais é o conforto que proporcionam a peça. Permite um toque agradável à pele e possibilita uma melhor “respiração; são mais flexíveis, resistentes e influenciam na durabilidade do produto que será confeccionado.
São elegantes e como consequência, são considerados tecidos nobres.

Desvantagens

Amassam com mais facilidade, devido à nobreza da fibra, são peças mais caras e precisam ser lavadas à mão podendo desbotar com o tempo.

Vantagens

São tecidos resistentes, não amassam com facilidade e têm secagem rápida. Proporcionam as peças um toque sedoso e retém bem as cores − ou seja, desbotam pouco.

Desvantagens

Por não absorverem a transpiração, podem deixar aquele cheiro desagradável nas peças. Queimam com facilidade e, por isso, devem ser passadas a ferro a baixas temperaturas e sem vapor. E atenção, pois esse tipo de fibra acumula eletricidade estática!

Confira algumas dicas:

– Peças que têm maior quantidade de fibras naturais são mais frescas.

– Roupas com maior quantidade de fios sintéticos tendem a ser mais quentes.

– Materiais naturais passam a imagem de elegância e têm boa durabilidade.

– Têxteis sintéticos tendem a ter uma manutenção complexa. Facilmente surgem bolinhas, enrugados, costuras tortas e podem perder a cor logo após as primeiras lavadas.

– Todo tecido que possui elastano ou strech tem na composição fibras sintéticas.

Têxteis planos que não esticam podem ser feitos de fibras naturais ou sintéticas.

Por hoje é só. Está gostando dos nossos CONTEÚDOS?
Siga também a ADINA nas redes sociais!
Boas criações!

About the Author

Deixe uma resposta