Moda DOLL’S- Roupa de bonecas um nicho em destaque no mercado têxtil

O mês de outubro é um mês especial, dedicado às crianças, e porque não comentar sobre o brinquedo mais tradicional do mundo?
A Boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Ela reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina embora inicialmente não fossem conhecidas como bonecas sua existência vem datada desde a Pré-História.

A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu do século XIX até o início do século XX. E nada mais natural do que pensar em moda, pois vestir bonecas foi e é atualmente um destaque no ramo têxtil, um novo nicho de mercado. Assim, as roupas para bonecas acabaram virando uma paixão e se tornando uma profissão.
A moda é algo multicultural, que vem de milhares de anos e a indústria de brinquedos não poderia ficar de fora, pois estamos falando de roupas, tecidos, moda. Vários profissionais entenderam que o mercado permitia espaço para o vestuário das bonecas.
Em meados dos anos 80, começaram a aparecer alguns profissionais da moda que desenhavam verdadeiras coleções para bonecas. As famosas Barbie’s são um exemplo mais clássico, e estas ganharam destaques, e suas vestimentas foram ricas reproduções de estilistas e da moda.
Do cetim ao jeans, o ramo têxtil foi campo de oportunidades na criação de roupas para bonecas.

Tecidos, retalhos… o que usar para roupas de bonecas?
As primeiras perguntas que aparecem quando se pensa em fazer bonecas dizem respeito aos tecidos para fazer cada roupa… Linho, tricoline, malha…qual o ideal? Mas a pergunta que insiste em aparecer com maior frequência faz pensar muito além da relação trama do tecido x resultado final. Agora, falando em tecidos, as possibilidades são infinitas!
Segue algumas dicas para quem quer ingressar nessa moda, pensando em custo, benefício e durabilidade, aliás… bonecas não são só enfeites e serão jogadas no chão, na areia, e até na água!

LINHO: Sua textura e durabilidade, o tecido é uma ótima opção não só para roupas de bonecas, mas para fabricação de bonecas de panos. Como é um pouco mais grosso, garante a durabilidade do produto final aplicado.

 ALGODÃO (TRICOLINE): São os mais fáceis de encontrar no mercado têxtil e os que vêm em uma variedade maior de cores e tons, ótimo custo benefício, para criar os mais variados modelos de roupinhas.

ACETINADOS: Diferencial destes tecidos são a leveza, suavidade e versatilidade para composições mais sofisticadas. É só pensar que estamos manuseando pequenos moldes, cortes minuciosos de pequenos vestidos.

Esses 3 tipos de tecido são o meio termo entre os rígidos e os muito flexíveis, o que facilita o manuseio das partes de cada peça aplicada , e na montagem do modelo. Pois o tecido não pode ser muito rígido, grosso (como brim), pois dificulta muito a produção de partes como mangas de blusas, vestidos, e partes de roupas para as pernas (virar do avesso para o direito torna-se uma missão impossível). Da mesma forma, não pode ser muito flexível como algumas malhas.

Gostou do tema da Moda Doll’s? Inspire-se, pois o mercado é sempre aberto a boas ideias. Compartilhe, comente e até a próxima!

About the Author

Deixe uma resposta