Mercado Internacional: Panorama do Setor Têxtil e de Confecção

Nas últimas décadas, o Brasil perdeu espaço para o mercado internacional de produtos têxteis e de vestuário. Mas com o estudo apresentado pela consultoria suíça Gherzi, sob encomenda da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) foi identificado que o Brasil ainda tem oportunidade de ganhar relevância global em várias áreas como, algodão, orgânico, jeanswear, moda praia, moda íntima e tecidos inteligentes.

Ainda de acordo com esse estudo, que começou a ser realizado em 2016 e ouviu governos e empresas em 80 países, as indústrias brasileiras precisam investir em capacitação e automação de mão de obra, e ao mesmo tempo o governo precisa promover acordo de comércio para ampliar o acesso dessas indústrias do país ao exterior.

Hoje países como China, Índia, Estados Unidos e Paquistão estão a frente do Brasil em produção têxtil e em confecção, com a Indústria 4.0, onde já utilizam automação industrial garantindo uma produção mais ágil e com menos perdas.


Atualmente o Brasil vem negociando acordos comerciais com México, União Europeia e Associação Europeia de Livre Comércio (Efta, que reúne Reino Unido, Portugal, Dinamarca, Noruega, Suíça, Áustria e Suécia) e também vem consultando possíveis acordos com Japão, Canadá e Líbano. Na América do Sul, o país acertou acordo de alíquota zero no comércio com a Colômbia.

Sintéticos

Os tecidos sintéticos estão em alta no mundo todo, enquanto o algodão continua estável e o consumo global de fibras vem crescendo 3% ao ano. Outro dado importante é que as novas tecnologias vêm impulsionando a cadeia têxtil em diferentes segmentos.

Entre as principais tendências observadas destacam-se:

Crescimento do E-Commerce

O crescimento do e-commerce é indiscutível e convincente, mais da metade de consumidores hoje fazem compras pela internet, devido a vários fatores, como: facilidade em comparar preços, comodidade, privacidade, cupons de descontos, possibilidade de customização, versatilidade e consultas as avaliações de outros compradores.

Consciência socioambiental

Saber de onde a peça que está consumindo vem, agora é uma necessidade do consumidor. Informações sobre o processo de produção e matéria-prima são questionadas e priorizadas pelo consumidor mundial que está a cada dia mais interessado nestes quesitos, as empresas devem estar preparadas.

De forma geral, novos serviços surgiram com essa nova consciência, como a coleta de roupas usadas para reciclagem e customização, e ainda acervos de roupas para aluguel e trocas em lugar da compra absoluta.

 

Ou seja, o segmento têxtil rouba a cena no atual mercado mundial, onde frente a tantos prejuízos e crises, aparece em crescimento, garantindo ser um dos setores mais fortes e lucrativos mundialmente.

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