Crescimento Varejo de Vestuário aponta: 6,1% em 2018

A Fundação de pesquisa IEMI Inteligência de Mercado, apontou que o varejo de vestuário deve crescer 6,1% no volume de peças este ano. Esta pesquisa informou ainda que, o varejo teve uma queda de 11% no volume de peças nos anos de 2015 e 2016, sendo que desde o ano passado, 2017, cresceu 8,1% em relação a 2016, e está mostrando que está se recuperando. Em 2014 o varejo atingiu índices históricos com a produção de 6,5 bilhões de peças comercializadas, e estamos caminhando para esse montante em 2018.

O diretor do IEMI, Marcelo Prado, informou que a pesquisa projeta expansão de 6.1% no volume de peças comercializadas pelo varejo e afirmou: “Apesar de possíveis turbulências com o cenário eleitoral, os varejistas têm motivos para ficarem otimistas, uma vez que a expansão estimada de aproximadamente 3% do PIB deve empurrar a economia como um todo.”

Empurrão em 2017

O retorno do crescimento em 2017 foi auxiliado por alguns fatores, incluindo a redução da inflação e dos juros básicos da economia, a injeção de recursos das contas inativas do FGTS e claro, os estímulos para a expansão do crédito aos consumidores.  Auxiliado pela recuperação dos empregos.

Esse cenário, que está diretamente ligado ao desempenho da indústria da confecção, que depende do consumo interno para crescer e que aos poucos vem se recuperando de uma forte crise, em mais de 30 anos de estatísticas sobre o desempenho no país. Dados preliminares apontou crescimento de 3,2% da produção de vestuário em 2017 (comparando a 2016), e para esse ano, projeta crescer 3% em volume de peças.

Comércio Externo

Em relação ao comércio externo, as importações brasileiras de roupas tiveram queda de 14,5% em dezembro, porém obteve alta de 23,3% no acumulado no ano. As exportações, por sua vez, cresceram 3,6% no mês, e 13,6% ao longo de 2017 e apontam o mesmo crescimento para 2018.

 

A evolução para este cenário favorável é resultado de vários fatores como por exemplo, a intensificação da queda nas taxas de juros ao consumidor e a retomada do nível de emprego, com isso o cenário ficou mais positivo, beneficiando o setor como um todo.

About the Author

Deixe uma resposta