Organizações que desejam atuar com comércio exterior são bem vistas e melhoram seu desempenho econômico. Portanto, independente de qual área trabalham, seja com exportação, importação ou as duas áreas, vão passar por muitos desafios no dia-a-dia.
Vamos falar um pouco dos 5 principais desafios, confira a lista abaixo:
Sem dúvida esse é um dos maiores problemas que o mercado enfrenta, contudo quando falamos em comércio exterior as proporções são ainda maiores neste quesito. Isso porque deve-se trabalhar com documentações e regulamentações brasileiras e entender e alinhar com as normas dos outros países envolvidos. Muitos empresários desistem de tentar isenções ou benefícios fiscais em algumas situações, devido a tanta burocracia.
No Brasil, processos que mudam com frequência e custos com valores altos são os problemas mais comuns, assim como nas atividades que envolvem despachantes e classificação de importação de produtos que costumam se sobressair no nível de exigências.
Tanto no país de origem quanto no país destino das transações, tributos podem causar dores de cabeça aos envolvidos no processo. E um dos motivos é a alta tributação, que além de impactar nos preços, também podem ter problemas legais, referentes a taxas, multas, juros e quaisquer outros valores. Ainda dentro deste item, destacamos as preocupações com taxas e multas.
Empresas que trabalham com comércio exterior dependem muito da infraestrutura dos portos e estradas do Brasil, e por aqui os produtos costumam ficar estocados de 2 a 3 vezes mais tempo do que em países que investem mais na infraestrutura de seus portos, tudo por conta das limitações estruturais. Investir em infraestrutura seria um avanço para o país.
Mais um desafio para as empresas deste setor é o desconhecimento entre parceiros, fornecedores e clientes nos países em que operam. Para quem exporta é difícil avaliar a satisfação do cliente em relação à entrega e ao produto caso não tenha as ferramentas que contribuem para coletar tais informações.
Para quem compra, não estão livres de surpresas desagradáveis com matérias primas e produtos adquiridos com fornecedores desconhecidos, que não tenham suas reputações e integridades empresariais devidamente levantadas.
É muito comum nas empresas que trabalham com comércio exterior a dificuldade na hora de encontrar profissionais qualificados para o setor. Isso se deve porque além de contratar profissionais que falam vários idiomas, também é preciso
pessoas que consigam interpretar leis e normas fiscais de diferentes regiões do mundo e que consigam trabalhar com aspectos culturais dessas regiões.
Para solucionar essas dificuldades e passar por esses desafios, toda empresa que deseja trabalhar com comércio exterior deve buscar melhorar seus processos logísticos para trabalhar de forma otimizada, minimizando os transtornos.
Destacamos que o investimento em capacitação e treinamento do quadro de colaboradores é importante, assim como a implantação de tecnologias modernas que vão facilitar o gerenciamento das atividades do setor, não só das grandes empresas, mas também nas pequenas e médias organizações para aproveitar as boas oportunidades dessa área.
Tem algo a dizer sobre os desafios do comércio exterior? Compartilhe conosco aqui no blog para que possamos conhecer. Deixe seu comentário!