Sublimação: Quais os tecidos mais utilizados?

A sublimação em tecido consiste em um método em que a tinta que está contida em um papel sublimático é transferida para um tecido sintético. Essa transferência é causada pela aplicação de pressão e calor, que causam a sublimação da tinta, tingindo o tecido em questão.

Embora já seja conhecida, esta técnica ainda é motivo de dúvidas quanto aos tecidos que podem ser utilizados.

Acompanhe no artigo a seguir as dicas da ADINA e não erre na hora de escolher os tecidos.


Tipos de tecidos utilizados para sublimação

 

A sublimação de tecidos é feita em tecidos que tenham a presença de poliéster (fibras sintéticas) na sua composição. E quanto o menor percentual da fibra sintética, mais estonada (clara) a estampa terá o seu resultado final. Em materiais que tem apenas fibras naturais, de origem animal ou vegetal em sua composição, a sublimação não acontece, pois a imagem fica apagada.

Ou seja, quanto mais poliéster tem na composição, melhor será a qualidade da sublimação.
Confira os tipos de tecidos:

1.Tecido PP – 100% poliéster (Ótima qualidade da estampa)

Este tipo de tecido é o mais indicado para a estampagem de materiais promocionais e de divulgação, bem como em tecidos esportivos. Nesses casos a estampa fica com coloração intensa, deixando as imagens e logos bem visíveis.

2. Dry-Fit (Ótima qualidade da estampa) 

É um tecido leve e que possui boa elasticidade. A capacidade de transferência do Dry-Fit é alta e o brilho das cores é realçado pelo material. No entanto, neste caso, é muito importante tomar cuidado com o tempo de prensagem e a temperatura aplicada para que o tecido não seja danificado durante a sublimação.

3. Tecido PV – 67% poliéster e 33% viscose (Qualidade da estampa moderada)

Este é o tecido utilizado para estampar uniformes escolares e camisetas personalizadas.
A viscose é uma fibra artificial da celulose, e por isso, neste tecido a estampa fica mais lavada (desbotada).

4. Tecido PA – 67% de poliéster e 33% de algodão (qualidade da estampa moderada)

Neste caso o acabamento se assemelha ao do tecido PV, só que com a sensação de conforto e maciez proporcionada pelo algodão. Porém, depois da primeira lavagem, nesta malha a estampa pode perder um pouco de sua tonalidade.

5. Tecido PA – 50% poliéster e 50% algodão (qualidade da imagem reduzida)

No mercado também existem as opções com 50% poliéster e 50% algodão Se compararmos esta malha com o tecido de 100% poliéster, a estampa terá 50% de sua nitidez reduzida, porém, a camiseta contará com a maciez proporcionada pelo algodão.


Na hora de produzir itens de vestuário ou materiais promocionais, saber analisar qual o tecido ideal para sublimar é tão importante quanto o desenvolvimento da estampa. É fundamental alinhar o produto às suas expectativas.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

About the Author

Deixe uma resposta