Comércio Exterior: Os 5 principais desafios do setor

Organizações que desejam atuar com comércio exterior são bem vistas e melhoram seu desempenho econômico. Portanto, independente de qual área trabalham, seja com exportação, importação ou as duas áreas, vão passar por muitos desafios no dia-a-dia.

Vamos falar um pouco dos 5 principais desafios, confira a lista abaixo:

1. Burocracia e documentação

Sem dúvida esse é um dos maiores problemas que o mercado enfrenta, contudo quando falamos em comércio exterior as proporções são ainda maiores neste quesito. Isso porque deve-se trabalhar com documentações e regulamentações brasileiras e entender e alinhar com as normas dos outros países envolvidos. Muitos empresários desistem de tentar isenções ou benefícios fiscais em algumas situações, devido a tanta burocracia.

No Brasil, processos que mudam com frequência e custos com valores altos são os problemas mais comuns, assim como nas atividades que envolvem despachantes e classificação de importação de produtos que costumam se sobressair no nível de exigências.

2. Tributação e preços altos

Tanto no país de origem quanto no país destino das transações, tributos podem causar dores de cabeça aos envolvidos no processo. E um dos motivos é a alta tributação, que além de impactar nos preços, também podem ter problemas legais, referentes a taxas, multas, juros e quaisquer outros valores. Ainda dentro deste item, destacamos as preocupações com taxas e multas.  


3. Deficiência na infraestrutura

Empresas que trabalham com comércio exterior dependem muito da infraestrutura dos portos e estradas do Brasil, e por aqui os produtos costumam ficar estocados de 2 a 3 vezes mais tempo do que em países que investem mais na infraestrutura de seus portos, tudo por conta das limitações estruturais. Investir em infraestrutura seria um avanço para o país.

4. Desconhecimento de parceiros, fornecedores e clientes no exterior

Mais um desafio para as empresas deste setor é o desconhecimento entre parceiros, fornecedores e clientes nos países em que operam. Para quem exporta é difícil avaliar a satisfação do cliente em relação à entrega e ao produto caso não tenha as ferramentas que contribuem para coletar tais informações.

Para quem compra, não estão livres de surpresas desagradáveis com matérias primas e produtos adquiridos com fornecedores desconhecidos, que não tenham suas reputações e integridades empresariais devidamente levantadas.

5. Falta de mão de obra qualificada

É muito comum nas empresas que trabalham com comércio exterior a dificuldade na hora de encontrar profissionais qualificados para o setor. Isso se deve porque além de contratar profissionais que falam vários idiomas, também é preciso

pessoas que consigam interpretar leis e normas fiscais de diferentes regiões do mundo e que consigam trabalhar com aspectos culturais dessas regiões.

Para solucionar essas dificuldades e passar por esses desafios, toda empresa que deseja trabalhar com comércio exterior deve buscar melhorar seus processos logísticos para trabalhar de forma otimizada, minimizando os transtornos.
Destacamos que o investimento em capacitação e treinamento do quadro de colaboradores é importante, assim como a implantação de tecnologias modernas que vão facilitar o gerenciamento das atividades do setor, não só das grandes empresas, mas também nas pequenas e médias organizações para aproveitar as boas oportunidades dessa área.

Tem algo a dizer sobre os desafios do comércio exterior? Compartilhe conosco aqui no blog para que possamos conhecer. Deixe seu comentário!

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