Polo Têxtil do Nordeste

Conhecida como a terra do Sol, a Região Nordeste com suas praias exuberantes, culinária saborosa e cultura marcante do artesanato local, vem ganhando espaço na indústria têxtil brasileira. O Brasil é um país com uma grande extensão territorial e uma forte indústria têxtil. O polo do Nordeste é um dos principais do país, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do mercado local, regional e nacional.
A seguir, você conhecerá melhor a indústria têxtil do Nordeste, a sua importância, os principais desafios. Vem conferir!


Destaque na fiação e pequenas confecções de lingerie
O Nordeste hoje é referência na produção e venda de produtos têxteis e de confecção, em especial a produção de roupa íntima onde é a 3º maior produção do segmento em todo o país. É a região que mais produz fiação (37%) e fica em segundo lugar na produção de tecelagem (19,4%), atrás apenas do Sudeste (58%).


Agreste tem 2º maior polo têxtil do País
O polo de confecções do agreste pernambucano, cujo motor se concentra nas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, registrou um aumento de oito mil novos empreendimentos ligados ao setor, na última década, além de uma expansão territorial do negócio, que agora abrange outros dez municípios da região, localizada no semiárido.
Ele vem crescendo e se fortalecendo como uma das regiões mais produtivas e importantes para o setor de moda do país. Aliás, o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe é o maior shopping atacadista de confecções da América Latina.

Os desafios do setor

O crescente mercado é exigente, e a questão da competitividade é evidente. O que seleciona a mão de obra, design, tecnologia, é o resultado de um produto final que chegue ao consumidor com qualidade.

É preciso enfatizar a questão social, pois parte da renda gerada é diluída favorecendo a redução da desigualdade econômica da região. Tudo isso acontece porque grande parte da produção é concentrada nas mãos de pequenas empresas. Micro produtores que se dedicam exclusivamente à confecção em produção pulverizada. Tal movimento econômico favorece o desenvolvimento do país como um todo.

Por isso, é possível afirmar que o polo do Nordeste tem um potencial pouco conhecido, mas ganha força a cada dia, impulsionando a produção brasileira e gerando bons lucros para a região e para o país.
Gostou deste artigo? Compartilhe com a família e amigos. Até a próxima!

About the Author

2 thoughts on “Polo Têxtil do Nordeste

Deixe uma resposta