Como nascem as tendências de moda?

As tendências de moda são essenciais para quem trabalha com o mercado têxtil. Veja como nasce uma tendência de moda, fruto de diversas pesquisas e observação.

Existem vários tipos de tendências: de decoração, design, beleza… aqui, vamos falar de apenas uma tendência: a de moda. Afinal, grande parte, senão todo o mercado têxtil bebe desta fonte.

Você com certeza já viu algumas das chamadas a seguir, que inclusive já foram tema de conteúdo na ADINA: “A cor azul é tendência do verão”. “Tecidos sustentáveis estão em alta”. “Peças com transparência estão dominando as passarelas”. E não podemos nos esquecer dos famosos “core”: Barbiecore, Brazilcore, Glittercore…

Mas nada disso é por acaso. Este trabalho é fruto de muita pesquisa e observação. Neste artigo, vamos explorar os principais fatores para o surgimento de uma tendência de moda, bem como a sua importância para quem atua neste mercado. Vamos lá?

Afinal, o que é uma tendência de moda?

Vários fatores estão ligados à criação de tendências de moda, que envolvem a cultura, desfiles de passarelas, economia, sustentabilidade, entre outros.

Para entender esse conceito, temos que falar primeiro sobre macrotendência. Toda tendência se origina dela, que é estudada com base no que está acontecendo na sociedade e assim, poder fazer a previsão de tendência. Um trabalho realizado por profissionais de diversas áreas, como psicologia, economia e sociologia. Curioso, não?

Esse trabalho leva cerca de 1 ano, para que haja tempo hábil para a criação das peças. E após a sua definição, cada área começa a estudá-la e adaptá-la para o seu próprio nicho, de forma que faça sentido para o público que deseja alcançar. E assim surge uma tendência de moda.

O principal objetivo é garantir que os produtos que serão criados estejam alinhados com as necessidades do mercado. E quando vemos que a tendência está por toda parte, significa que ela atingiu seu ponto máximo e cumpriu o seu objetivo.

Por que é tão importante estudar estas previsões?

Esta é a principal ferramenta para estar alinhado com o público-alvo. Se você já souber que, nos próximos meses, tecidos com transparência serão os queridinhos, pode começar a confeccionar peças utilizando o tecido tule.

Isso facilita quando for pensar em uma coleção e, assim, a chance das peças não fazerem sucesso é bem baixa. É chato tentar oferecer algo que não cairá nas graças do consumidor, concorda?

Também é importante lançar um olhar para a questão comportamental. Com a crescente onda da sustentabilidade, aumenta a procura por tecidos recicláveis.

Já que estamos falando sobre o assunto, que tal conhecer as tendências do momento que temos na ADINA?

Transparência: Temos diversas malhas de tule, como Tule Borboleta, Tule Unicórnio e Tule Flores, entre outros e tecidos vazados, como a Malha Air, Aspen Punch e Tela Diamond. Os tules fazem grande sucesso na confecção de fantasias, e os três últimos produtos, são a cara da moda esportiva.

Brilho: Tecidos com acabamento em brilho também estão em alta! O Xangai, o Dubai, a Malha Slink e a Malha Terry possuem superfície brilhante, e muito bonita. Jaquetas e peças nesse estilo, ficam perfeitas utilizando estes produtos.

A WGSN é a autoridade global em previsão de tendências de consumo. Na ADINA, usamos este recurso para entender as tendências de moda e desenvolver produtos alinhados ao que está em alta no mundo da moda. Você pode confiar quando ver algum dos nossos lançamentos em nosso Instagram 😉

Continue acompanhando as nossas redes sociais e fique por dentro das tendências de moda. Em nossa Loja Virtual, você encontra todos os produtos que citamos ao longo do artigo. Para conhecer mais, clique no link ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo WhatsApp (21) 2442-8282.

About the Author

Deixe uma resposta