Curiosidades do mundo têxtil: como surgiu o tecido Jacquard?

Você sabe como surgiu o tecido Jacquard? Vem conhecer a curiosa criação deste tecido, que ainda hoje é muito utilizado no segmento de decoração e vestuário.

Ao longo dos séculos, houveram diversas invenções, e algumas foi possível acompanhar a evolução. Lembra da transformação dos aparelhos de televisão? No início eram de tubo, e agora mais parecem telas de cinema.

No mundo têxtil é a mesma coisa. Você já se perguntou como determinado tecido foi criado?

Neste artigo, você vai descobrir como surgiu o Tecido Jacquard, que vem fazendo muito sucesso desde o século passado. Vamos lá?

Uma viagem no tempo…

Joseph Marie Jacquard foi um mecânico têxtil francês. No início do século XVIII, este homem foi o responsável por uma invenção que entraria para a história: a automação do tear.

Veja como aconteceu: em sua máquina de tear, ele disponibilizou diversos cartões na horizontal, que seguiam o comando de entrelaçar os fios. Este procedimento deu origem a uma padronização, que possibilitou a criação de desenhos mais sofisticados nos tecidos.

Antes, todo o processo era feito manualmente, o que demandava muito mais tempo e exigia do tecelão excelentes habilidades manuais. Além disso, os desenhos criados tinham uma variedade mais limitada.

Apesar dos protestos na época, por parte dos tecelões que temiam perder seus empregos, seu invento ficou muito conhecido na França e no mundo inteiro.

E assim nasceu o tecido Jacquard, que continua em alta principalmente no segmento de decoração de ambientes e vestuário, devido ao seu visual diferenciado.

Sabia que você o encontra em nossa Loja Virtual? No próximo tópico, conheça os produtos com a característica do tecido Jacquard.

Jacquard na ADINA? Temos!

Em nossa Loja Virtual, os tecidos planos Poli Forro Maquinetado 1 e o Poli Forro Maquinetado 2 possuem a característica típica do tecido Jacquard. Com toque macio e leve brilho acetinado, são ótimas opções para forros de roupas e acessórios em geral.

Se você procurava o tecido Jacquard, sua busca acabou! Você pode adquirir estes produtos em nossa Loja Virtual. Mas se preferir um atendimento personalizado, é só falar com um de nossos representantes. Até a próxima!

About the Author

Deixe uma resposta