Design: Processo de Desenvolvimento de Estampas

O crescimento do profissional de design de estamparia vem crescendo nos últimos anos, e as grandes responsáveis por esse crescimento são as empresas de moda e decoração que precisam ir além e buscam cada vez mais os serviços exclusivos de estampas personalizadas. Esse processo de desenvolvimento percorre um longo caminho e vamos explicar aqui no blog o passo a passo. Acompanhe!

O briefing

O primeiro passo é o briefing, pois é neste momento que se entende o que o cliente precisa, o que ele quer, detalhes, informações sobre o mercado onde o cliente atua, perfil do consumidor, objetivos da empresa e os objetivos do cliente. Com este novo panorama dá se início ao processo de estamparia.

Os princípios básicos de cor

É preciso estudar as cores, suas nuances, temperaturas, seus significados, a usabilidade, aplicabilidade e todo o contexto que serão usadas. Com o planejamento da psicologia das cores, saberá que a empresa está no caminho certo.

O desenho

O desenho pode ser inspirado em alguma forma, objeto ou elemento já existente, por se tratar da forma lúdica do projeto, diversas técnicas podem ser utilizadas, a partir do briefing que foi realizado. Ou também simplesmente ser desenvolvido de maneira imaginária. Nesta parte do projeto é importante que se entenda o estilo do estilo da marca, a estação da coleção e qual a base que será trabalhada a estampa. Neste momento, diversos aspectos são levados em conta, como o balanço, a simetria, o tamanho, a escala, a proximidade, a similaridade, o contraste e etc.

As técnicas de ilustração

Após passar por todo processo de criação, está na hora de definir qual técnica de estamparia será utilizada. Vamos falar sobre os mais utilizados, abaixo:

Impressão Digital Têxtil

Este tipo de impressão direta em tecidos apresenta qualidade superior, que vão além da agilidade na produção, trazendo resultados positivos para as empresas. Este processo apresenta muitas vantagens e vem se destacando neste cenário. (Confira o nosso artigo falando sobre esta técnica clicando aqui.)

Silk Screen

A serigrafia ou silk-screen, é atualmente o processo mais utilizado para estampar peças como camisetas, moletons, jeans, cerâmicas, adesivos, etc. O principal motivo desta ser a técnica predominante na indústria de estamparia é o imenso leque de opções que ela abre. Ao longo dos anos os fabricantes de tintas e demais insumos vem fazendo lançamentos de produtos inovadores que estão dando novos ares ao já centenário silk-screen.

Sublimação

O processo de impressão por sublimação é uma técnica de impressão que tem por objetivo estampar tecidos e materiais rígidos difíceis com o auxílio de uma impressora de jato de tinta, papel especial e prensa térmica.

Transfer

O sistema de transfer é um dois mais difundidos, seu processo ocorre através da termo-transferência ou seja a transferência de uma imagem impressa em uma impressora a laser ou jato de tinta em papel especial (papel transfer) utiliza-se uma máquina de estampar/prensa térmica para transferir a imagem para o material desejado através de pressão e calor.

Foil

É um tipo de papel refletivo que tem características de brilho intenso e é metálico. O foil tem resistência a lavagem relativa e oxida rapidamente quando em contato com o suor e calor do corpo humano.

Agora é com você, siga o processo de desenvolvimento de estampas, depois escolha a técnica de ilustração e bom trabalho!

Compartilhe conosco aqui nos comentários como funciona seu processo criativo de desenvolvimento de estampas  e qual técnica que você utiliza mais.

Onde tem você, tem ADINA.

About the Author

Deixe uma resposta