O que você não sabia sobre tecidos sustentáveis

A moda é uma indústria que causa grandes impactos ao meio ambiente e os tecidos sustentáveis surgiram como uma solução para reduzir esses impactos. Clique e saiba mais!

Não é novidade para ninguém que o mundo em que vivemos sofre, todos os dias, pela forma que comemos, compramos, produzimos e vestimos. São inúmeros os fatores que agravam esse problema, mas, com certeza, a indústria têxtil é uma das mais impactantes. Segundo a BBC, esse setor perde apenas para o petróleo no ranking dos mais agressivos ao meio ambiente. Um bom exemplo é a viscose, que, mesmo sendo reciclável, gera o desmatamento de milhões de árvores por ano. E tem mais: ela exige altos níveis de água e energia em sua fabricação. Para se ter uma ideia: são necessários 640 litros de água para cada quilo produzido. Visto esse cenário preocupante, surgem algumas alternativas para amenizar a situação, como o tecido sustentável.

Abaixo, entenda o que é esse material, suas vantagens para o planeta e conheça alguns exemplos. Veja mais!

O que é um tecido sustentável?

O tecido sustentável é aquele desenvolvido para causar menos impacto no meio ambiente do que os tradicionais. Ele possui todo o processo mais consciente, desde a parte de fabricação até o momento em que não será mais utilizado. Sua composição leva elementos orgânicos, naturais, sintéticos e reciclados, permitindo, muitas vezes, que o produto se torne biodegradável. Dessa forma, apresenta menos ameaça ao ecossistema, seja aos oceanos, florestas ou animais. Algodão orgânico, cânhamo, linho, fibra de soja e de laranja e modal são alguns dos exemplos dentre os mais utilizados.

É necessário garantir que não haja a utilização de agentes químicos na produção, que o descarte seja adequado e conferir sua forma de decomposição. Basicamente, é preciso estar atento a todas as etapas e informações do método de produção, do início ao fim.

No próximo tópico, entenda as vantagens desse material para a população e para as confecções. Confira!

Quais são os benefícios do tecido sustentável?

O primeiro, com certeza, é o fato de afetar menos nosso ecossistema. Existem itens que demoram anos, até séculos, para se decompor. E, com o tecido sustentável, esse tempo diminui drasticamente. No caso dos biodegradáveis, o impacto é ainda mais positivo. Além disso, estimula o consumo consciente da população em geral. Afinal, mudando os hábitos na hora de se vestir, abrimos margem para esse estilo de vida em outras áreas, como a alimentação.

Por fim, um dos mais importantes para quem trabalha com confecção: a otimização de custos. Como utiliza matérias-primas orgânicas ou recicláveis, ele torna algumas despesas de produção mais agradáveis para o caixa da empresa. Interessante, viu?

Agora, conheça alguns exemplos de produtos menos agressivos. Assim, você já pode começar a planejar sua próxima coleção com roupas sustentáveis. Acompanhe!

Quais são os tecidos sustentáveis?

Separamos 05 exemplos de tecido sustentável mais populares. Abaixo, entenda melhor cada um deles, suas características e aplicações. Continue lendo para saber mais!

Cânhamo: é produzido a partir de um tipo específico de cannabis. Sua planta tem crescimento rápido, não precisa de pesticidas, nem esgota o solo. Como vantagem, tem alta durabilidade, não irrita a pele e é biodegradável. Pode ser utilizado para camisetas e roupas para pets.

Linho: sem exigência de agrotóxico para o plantio, é capaz de desenvolver um tecido sustentável, resistente e versátil. Além disso, sua semente e óleo também são aproveitáveis, o que evita o desperdício. Na hora de desenvolver os produtos, opte por ideias de cama, mesa e banho ou acessórios.

Algodão orgânico: em sua forma tradicional, apesar de natural, é prejudicial ao meio ambiente. Isso porque exige alta quantidade de agrotóxicos, água e energia nas plantações. Já a alternativa menos agressiva, tem redução de todos esses recursos e é ideal para fabricação de jeans e camisetas.

Fibras: existem diversos tipos como opção. No caso da de bananeira, o tronco da árvore é utilizado para a criação de roupas com toque parecido ao do algodão. Também é possível utilizar a celulose do bagaço da laranja para criar um tecido leve e suave, semelhante à seda. Por fim, a partir da fibra de soja, pode ser desenvolvida uma versão que lembra o cashmere, com textura macia.

Modal: sua composição se dá por um componente retirado da casca de madeira. Dessa forma, não tem nenhum componente nocivo. Como possui um toque macio, é perfeito para produção de lingeries.

ADINA Nature: conheça a nossa linha sustentável

Com consumidores mais informados e exigentes, atender à demanda por tecidos sustentáveis é urgente! A ADINA saiu na frente e, agora, conta com a linha ADINA Nature. Ela disponibiliza uma seleção de produtos fabricados de modo a reduzir a geração de resíduos e os impactos da produção sobre o meio ambiente.

O primeiro produto da linha, o Everest, é tecido para marroquinaria com 62% de material reciclado. Isso significa 23 garrafas PET de 600 ml a cada metro de tecido fabricado. Resistente à água, rasgos e esgarçamento, é ideal para confecção de mochilas, acessórios escolares e de viagem.

Pronto, agora você já sabe o que é tecido sustentável e pode trabalhar de forma mais consciente. Converse conosco para saber mais sobre a linha ADINA Nature e como podemos criar uma parceria de sucesso.

About the Author

Deixe uma resposta