Por que se preocupar com o planeta no mundo da moda

Iniciamos outra década e o tema sustentabilidade está cada vez mais em alta. Por isso, ter acesso à informações sobre como preservar o meio ambiente se tornou ainda mais fácil.

Empresas e instituições, de diversos segmentos, apoiam e realizam ações que contribuem para a preservação ambiental, porém hoje vemos que não é só mais uma questão temporal, mas sim uma necessidade de mudança de hábito.

Este assunto cresceu tanto e mexeu ainda mais com a população, que as empresas foram cobradas por uma iniciativa, resultando na opção por instituições que somente fossem apoiadoras do meio ambiente. O setor da moda entendeu a causa e, indústrias de todo o mundo, adotaram em suas linhas de produção, processos que não são prejudiciais ao meio ambiente.

Mas por que o universo da moda é tão cobrado nessa questão?

A indústria da moda é um setor de extrema importância na economia, presente na exportação e importação de todos os países e fazendo parte na vida de cada pessoa. Um setor tão grande e diversificado, que precisa da natureza para sobreviver e que impacta diretamente no meio ambiente, precisa dar um retorno para ela.

Por isso que os processos de produção foram alterados nos detalhes, desde a fabricação do tecido até o descarte dos resíduos. Na matéria-prima, a preferência passou a ser por fibras orgânicas, tecidos à base de linho ou bambu, corantes naturais, entre outros insumos. Na composição de uma fibra de tecido, agora é avaliado até mesmo a quantidade de água que foi necessária para produzir aquele tecido. Tudo isso para que chegue até o consumidor, um produto que não prejudique o ecossistema.

As mudanças ocorreram não só na produção, mas também na forma de consumo. A palavra reutilizar ganhou um novo significado, e despertou a criatividade tanto dos consumidores, quanto das pequenas empresas, o que resultou na criação de um nicho de vendas.

Após todas essas transformações que foram aplicadas e aprovadas, pode-se observar o crescimento e o fortalecimento do mundo sustentável na indústria da moda. Mais uma vez este universo se reinventou, e garantiu o seu espaço com muito mais cuidado com o planeta e com a sociedade.

Que tal investir em tecidos que ajudem na preservação do planeta? Acompanhe nossa coleção porque em breve teremos novidades.

Até a próxima!

About the Author

Deixe uma resposta