Tecidos quentinhos como um abraço

Quando se fala em tecidos para inverno, há uma grande variedade de materiais. Alguns deles são desenvolvidos especialmente para o frio, outros são combinados para aquecer mais. No artigo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre tecidos quentinhos para o inverno!

Tanto a composição dos tecidos, como a forma com que os fios são entrelaçados atribuem características importantes às peças. Isso vai determinar sua capacidade de aquecimento. É importante observar a composição dos tecidos para inverno (buscando fibras que dificultem a troca de calor com o ambiente), a espessura e o espaço entre os fios, que serão os responsáveis por barrar o vento frio.
Por tudo isso, é importante conhecer os tecidos das peças de inverno. Com esse conhecimento você saberá escolher as peças mais adequadas ao frio e não será pego de surpresa.

A ADINA traz para você as características de alguns tecidos mais utilizados no inverno, vamos conferir?

Tricot:
O tricot tem fios entrelaçados, criando um tecido macio e texturizado. O tipo de espessura do fio e a composição é que fará a peça de tricot aquecer mais ou menos. O tricot pode ser produzido com lã, acrílico e poliéster. A textura do tricot é um clássico entre as roupas de frio, por deixar os looks elegantes e confortáveis, e costuma ser usado em blusas, vestidos e acessórios. Apesar disso, a forma como o tricot é entrelaçado acaba deixando espaço entre os fios, permitindo a entrada do vento frio. Por isso, caso você esteja em lugar com frio intenso, é necessário usar algo junto do tricot (uma camada térmica), para evitar a perda de calor.



Fleece:
O fleece é um tecido com toque aveludado e caimento semelhante ao moletom. Ele é feito de materiais sintéticos, principalmente o poliéster, que ajuda no isolamento térmico. Esse tecido (e a sua composição) são muito úteis no frio intenso. A espessura do fleece é o que vai fazer com que a peça aqueça mais ou menos. Ele tem aparência de tecido esportivo, e costuma ser encontrado em cores básicas. Porém, combinado com outras peças, pode compor um look de inverno quentinho e estiloso.

Moletom:
O moletom é uma malha maleável e grossa – possui duas camadas diferentes de fios. O isolamento térmico das peças de moletom é determinado pela composição, que pode ser de algodão, poliéster e/ou lã. Tecidos 100% de algodão não são indicados para o frio, pois a fibra do algodão não isola o calor do corpo, já que permite a troca de calor entre o corpo e o ambiente. Outro fator que aumenta o aquecimento do moletom é o forro peluciado, semelhante à flanela. O moletom peluciado, apesar da semelhança, não esquenta tanto quanto o fleece e não é indicado como camada externa no frio intenso por não proteger do vento e ser leve. O moletom é um material confortável, prático e não amassa. Esse tecido é muito utilizado em calças, blusas e casacos com zíper. Por ser uma malha, peças de moletom dão um ar mais casual e despojado ao look.


Saber escolher a fibra e os tecidos certos para a sua peça de inverno é essencial para se ter sucesso, ficar protegido e quentinho como um abraço.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog que toda semana tem novidade por aqui. Até a próxima!

 FONTE: Oficina de Inverno

About the Author

Deixe uma resposta