Uso de Tecidos em Apresentações Culturais

Utilizar tecidos na confecção de roupas e calçados já sabemos que é indispensável. Mas você já parou para pensar que essa matéria-prima pode ser destinada a tantos outros segmentos? Hoje vamos falar um pouco da utilização de tecidos nas apresentações culturais. Confira!

As apresentações culturais começaram em nosso país por volta do século XVI, uma forma que a igreja católica encontrou de catequizar os índios nativos. Nessa época eram feitas apresentações muito mais religiosas do que artísticas. Mas foi somente em 1810, com a chegada da família real no Brasil que o teatro passou a ter cunho de diversão e entretenimento para nobreza instalada aqui.
Seja em danças, apresentações teatrais, novela ou cinema os tecidos estão sempre presentes e no entanto, muitas das vezes passam despercebido por nossos olhares. A imersão na atmosfera cultural depende bastante de uma cenografia bem estruturada pois é ela que irá auxiliar no enredo da história – seja na composição de uma personagem ou na compreensão de um enredo proposto ou no conjunto de uma apresentação de dança.

Assim como roupas e acessórios dizem muito sobre o estilo da pessoa, o cenário e o figurino precisam expor ao espectador uma mensagem clara e objetiva. Selecionar tecidos com texturas, cores e combinações corretas fazem com que seu público entenda a provocação de seu espetáculo e você tenha êxito em sua apresentação cultural. Para isso, é preciso todo um estudo minucioso de quais tecidos melhor se aplicam especificamente para o seu público.

Tules, malhas, rendas, paetês ou veludos. As possibilidades de cores e texturas no mundo têxtil é enorme e no âmbito das apresentações culturais não funciona diferente. Acessórios com tecidos específicos podem e vão fazer toda diferença na hora de compor o cenário. Indagar-se sobre qual questionamento e mensagem sua apresentação cultural quer chegar pode ser um excelente ponto de partida para chegar até a seleção dos tecidos e, como consequência o sucesso de seu espetáculo/projeto.

Hoje ficamos por aqui, esperamos que tenham gostado do artigo de hoje. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mundo têxtil aqui e fora do país.
Até a próxima.

About the Author

Deixe uma resposta