Você sabe quais são as INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS das etiquetas têxteis?

Detalhamos de forma simples e visual quais são as informações que devem constar nas etiquetas dos seus produtos. Confira!

As etiquetas são um detalhe importante, não só das roupas como de qualquer outro produto têxtil. Nelas, o consumidor encontra informações essenciais, de modo a identificar se determinado produto é o mais adequado para suas necessidades.
Se você fabrica ou comercializa vestuário, roupas de cama, mesa, banho, dentre outros itens têxteis, precisa estar atento às informações obrigatórias que devem constar nesses produtos, e outros detalhes importantes para informar o consumidor e evitar a aplicação de multas.
As informações e layout das etiquetas são regulamentados pelo INMETRO, e qualquer informação faltante ou que seja colocada diferente do formato exigido, pode resultar em autuações, multas e recolhimento de produtos nas lojas.

Todos os produtos têxteis devem apresentar as seguintes cinco categorias ao consumidor:

Além disso, as informações devem ser dispostas no produto de forma clara e permanente. As letras e números utilizados na etiqueta precisam ter, no mínimo, 2mm de altura, e os dados apresentados devem estar sempre em português. Em produtos importados, é preciso haver uma segunda etiqueta com a tradução das informações.
Lembrando que a etiqueta não pode desbotar, nem dissolver e não pode ser removida facilmente devendo acompanhar o produto durante toda a sua vida útil.
Fique atento, principalmente com relação à origem e a composição do produto, pois os avisos ajudarão a evitar problemas de saúde, como as reações alérgicas.

Não venda produtos têxteis sem etiqueta ou com etiqueta incorreta.
Todos os estabelecimentos comerciais estão sujeitos à fiscalização, e, além do fabricante, o lojista também responde pelas irregularidades encontradas durante a fiscalização.
Conheça melhor a legislação e evite autuações. Para saber mais sobre a regulamentação de etiqueta têxtil, consulte a Resolução Conmetro nº 2 de 06/06/2008, que pode ser encontrada nos sites www.ipem.sp.gov.br e www.inmetro.gov.br.

Fonte: Etiqueta Certa – www.etiquetacerta.com/site/

Está gostando dos nossos CONTEÚDOS? Siga também a ADINA nas redes sociais!

About the Author

Deixe uma resposta