Entenda tudo sobre Aviamentos

Nesse artigo vamos explicar o que são os aviamentos, e como eles podem ser essenciais para o resultado final de seu trabalho, assim como a importância de escolher corretamente o seu.

Os aviamentos são materiais necessários à conclusão de uma peça no que diz respeito à funcionalidade e/ou adorno e tem papel fundamental no mercado têxtil.
Os aviamentos hoje, muito além de adornar as peças como era sua função antigamente, trazem uma carga muito grande de informações, sendo de vital importância na composição de uma peça, seja ela de vestuário, de calçado ou de acessórios.
O tipo de tecido determina os tipos de aviamentos a serem utilizados. Para peças leves, deve-se escolher aviamentos leves e peças de tecidos mais encorpados aceitam aviamentos um pouco mais pesados.

Qual é a importância do aviamento na criação de uma peça?

Grande parte das peças de vestuário necessitam de algum tipo de aviamento, por isso é fundamental que o designer conheça o que o mercado oferece. Na hora da escolha, é fundamental levar em consideração também a peça que está confeccionando. Cores, tecido, textura… tudo isso conta para que você consiga escolher um aviamento ideal para finalizar a sua criação.

Listamos alguns aviamentos que a ADINA oferece para que você conheça bem os tipos e entenda a sua utilidade:


Cadarço:
Muito utilizado como viés para acabamentos de bolsas, mochilas e malas. Podendo ser de poliéster ou polipropileno, é um produto bem resistente.

Zíper:
É um aviamento muito utilizado e são encontrados diversos tipos no mercado, caracterizando-se quanto ao material de que é fabricado, quanto à sua estrutura e quanto ao modelo, determinando um tipo de zíper para cada finalidade. A medida do zíper é em centímetros (cm).

Cursor:
Feito de liga metálica promove maior segurança no deslizamento junto ao zíper, disponível em vários modelos e tamanhos. Por sua ampla versatilidade é indicado a todos os segmentos, como a produção de vestuário em geral, acessórios, calçados e bolsas.

Velthor:
São utilizados para fechamentos, oferecendo bastante praticidade com o seu sistema de aderência. Disponíveis em várias cores e larguras.

Injetados:
Mosquetão, Ombreira, Passador, Tic Tac e Triângulos são peças funcionais ou decorativas oferecidas com grande variedade pelos fabricantes para uso em acessórios, mochilas, bolsas e malas.

Os aviamentos são essenciais para o universo têxtil, e por isso conhecer bem essas peças vai ajudar você a trabalhar cada vez melhor, aumentar a produtividade na confecção e sair do comum usando os aviamentos adequados para cada acabamento.

 Gostou desse post? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!

About the Author

Deixe uma resposta