FTALATOS: o que você precisa saber para evitar este vilão.

O Blog ADINA desta semana vem abordar novamente o tema dos Ftalatos.

A questão dos plastificantes merecem um capítulo à parte, e sobretudo uma reflexão para o mercado têxtil que começa a integrar novas oportunidades para favorecer o controle deste químico. No lar, no trabalho e nos hospitais, as pessoas estão constantemente expostas aos Ftalato.
Os Ftalatos são líquidos incolores e inodoros produzidos por reação de anidrido ftálico com um álcool apropriado. Até nas roupas podem esconder um perigo para a saúde, devido ao conteúdo de corantes e Ftalatos de risco.

Em geral os tecidos são compostos por fibras de diferentes origens: naturais, produzidas por organismos vegetais ou animais (algodão, seda, lã, cânhamo); artificial, obtido a partir de produtos naturais como celulose, transformada em fio (viscose, acetato); sintético, obtido a partir de compostos químicos sintéticos derivados do petróleo (fibras de poliéster, nylon, acrílico e poliamida em geral).

Conselhos para compras e utilização

  • Dê preferência às fibras naturais, evitando cores escuras e roupas com estampas plastificadas.
  • Lave cuidadosamente suas roupas antes de usá-las.
  • A compra de produtos importados é, em geral, uma garantia de boa qualidade, mesmo que as matérias-primas sejam por vezes adquiridas em países onde os regulamentos para o uso de substâncias nocivas são menos restritivos.
  • Atenção à composição dos produtos do ramo de brinquedos. Se são feitos com Ftalatos, eles podem alterar a funcionalidade do sistema endócrino com efeitos sobre o sistema reprodutivo das crianças.

O segmento oferece novos produtos, muitos deles já livres de Ftalatos, marcando um desafio para o setor e um tendência de mercado inovadora.

Adina oferece uma alternativa
É possível encontrar no mercado Têxtil várias opções livres de Ftalato que vem com a descrição sem PVC, sem DEHP ou free HDPE (sigla em inglês).
É o caso do nosso produto 600 Free, que foi testado, aprovado e considerado FREE – livre da substância com laudo obtido através de perícia da Solutech – Análises Químicas.
O 600 Free é um tecido com revestimento em PVC ecológico, gramatura alta e apresenta resistência ao rasgo, esgarçamento e a água. Embora a composição têxtil seja de Poliéster, é conhecido também como “Duratran”, que é feito em Poliamida.
Se precisar de mais informações sobre os Ftalatos você encontra aqui. E a nossa Central de Relacionamento ADINA pode te explicar melhor sobre a composição dos nossos produtos.
Fique atento a esta questão, e compartilhe com quem você ama.
Até a próxima!

About the Author

Deixe uma resposta