Indústria 4.0: como ela vai revolucionar sua confecção?

A Indústria 4.0 vem revolucionando o setor têxtil. Saiba mais sobre esse conceito e seus desdobramentos!

Não é de hoje que o desenvolvimento tecnológico causa mudanças profundas na forma como produzimos e consumimos produtos dos mais diversos mercados. Basta observar a história e suas revoluções industriais. A primeira, iniciada na Inglaterra em meados do século XVII, introduziu o uso de maquinário nos processos produtivos.

A segunda grande ruptura industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, é chamada de revolução tecnológica, graças aos grandes avanços da tecnologia ocorridos nesse período. Contudo, poucas coisas refletiram tantas mudanças quanto a invenção dos primeiros computadores, na década de 50, que desencadeou a terceira grande revolução industrial.

Hoje, tecnologias que antes eram restritas a determinados setores estão presentes em praticamente todos os ambientes, tanto comerciais quanto domésticos. Esse novo cenário dá o tom para a mais nova etapa do desenvolvimento industrial. É o que chamamos de Indústria 4.0, tema que abordaremos neste texto, mostrando seus impactos no setor têxtil.

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O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 se refere ao período atual, em que se desenrola a quarta revolução industrial. Trata-se de um fenômeno diretamente impulsionado pela transformação digital, que vem digitalizando processos operacionais e, a partir de tecnologias de automação e inteligência artificial, conectando os mundos físico e digital.

Graças ao aparato tecnológico disponível, a Indústria 4.0 é marcada, também, pela enorme capilaridade na coleta de dados relevantes. Essas informações são fundamentais para quem lida diretamente com o chamado consumidor 4.0, perfil de cliente que é dominante entre o público moderno.

Com a possibilidade de atender a demandas específicas do público e o acesso a tecnologias que otimizam a produção, a Indústria 4.0 representa um novo mundo de possibilidades para empresas de todos os setores. A partir de alguns de seus pilares, como o uso de Big Data e o Machine Learning, é viável adotar rotinas operacionais muito mais rápidas e eficientes.

Mas como tudo isso afeta o mercado têxtil? É o que trataremos no próximo tópico.

Quais são seus impactos na indústria têxtil?

Por mais que conte com particularidades que a diferenciam de outros setores, a indústria têxtil acompanha as mudanças e tendências gerais do mundo industrial. Essa é, afinal, a única forma de manter um processo produtivo cada vez mais benéfico, evitando retrabalhos e garantindo movimentos adequados à demanda do público.

Um dos primeiros impactos vem justamente desse aspecto. A partir da coleta e análise de Big Data, é muito mais fácil planejar o volume produtivo de modo a satisfazer a demanda dos clientes e evitar gastos desnecessários. A produção sob demanda resulta em inventários menores e na diminuição do desperdício de recursos.

Além do claro impacto positivo no seu ROI, isso é compatível com uma política de sustentabilidade ecológica, tão difundida e cada vez mais importante no setor têxtil. Caso algo seja produzido em excesso, é claro, há sempre a possibilidade de reciclagem.

Ademais, tecnologias de Machine Learning e Internet das Coisas (IoT) podem ser introduzidas ao sistema de produção, automatizando os processos mais simples e deixando que os colaboradores foquem em tarefas que exijam maior intervenção humana, abrindo espaço para o desenvolvimento de peças muito mais criativas e bem-sucedidas. É importante notar, aqui, que a mão de obra humana não é substituída por tecnologia, mas sim auxiliada por ela.

Como ocorre em todos os mercados, de nada adianta contar com processos internos avançados se os externos não são suficientemente bons. Aqui, entra outro impacto da Indústria 4.0 no setor têxtil. Como agora lida com consumidores modernos, o mercado têxtil precisa reinventar formas de atendimento e a própria estratégia de comunicação com o público.

Isso torna fundamental explorar o conceito de omnichannel, gerando experiências únicas para os consumidores. Mas, o que isso significa? Bem, para começar, é preciso estar presente em mais de um canal de atendimento, de modo a atender eficientemente qualquer tipo de cliente, independentemente de suas preferências.

Além disso, com base em tecnologias de realidade aumentada, é possível criar processos de compra realmente únicos. Por meio de um aplicativo especializado, por exemplo, o comprador pode inserir as medidas e demais informações de uma peça que está buscando, recebendo respostas rápidas e personalizadas.

Portanto, preparar seu negócio para lidar com a Indústria 4.0 é absolutamente fundamental para sua sobrevivência no mercado. Mais do que isso, é uma forma eficaz de gerar uma vantagem competitiva para o seu negócio, criando relacionamentos mais positivos com o público e tornando seus processos internos mais rápidos, seguros e eficientes.

E aí, acha que está pronto para lidar com os impactos da Indústria 4.0? Quer ficar por dentro de mais materiais como esse? Não perca tempo e assine nossa newsletter!

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