Nylon: conheça a aposta da moda esportiva!

Nylon é a grande aposta da moda esportiva. Saiba mais sobre a história desse tecido e as tendências de seu uso no mundo da moda.

Ficar por dentro das tendências do mundo da moda é fundamental para você confeccionar peças que realmente chamem atenção do seu público. Quando compram roupas ou acessórios, as pessoas não se atentam apenas à estética ou qualidade do item, mas também são influenciadas por uma série de outros fatores.

Se um segmento em particular passa a investir pesado em um tipo de material, é importante prestar atenção. Por meio de desfiles e exposições, grandes marcas impõem o padrão de qualidade esperado pelos consumidores. Se olharmos para o mundo esportivo, por exemplo, veremos que o nylon é figura certa em diversos tipos de confecções.

Mas o que você sabe sobre o nylon? Muito versátil, esse tecido pode ser encontrado em diversas cores e apresentar características variadas. Neste texto, exploraremos um pouco de sua história e importância no mundo da moda, antes de listar as principais opções disponíveis no mercado.

Continue lendo!

A história e importância do nylon

O nylon é um tecido reconhecido por sua elasticidade e resistência, e isso não é por acaso. A produção do material envolve a combinação de diaminas com ácidos dicarboxílicos, o que gera um produto com uma longa cadeia de carbonos.

Em termos mais simples, isso significa que o nylon pode ser fundido em altas temperaturas, o que garante suas características mais relevantes. Mas, se hoje esse tipo de material é extremamente comum em diversos mercados, a situação nem sempre foi assim.

Isso porque o nylon foi inventado em meio ao boom tecnológico dos anos 30, como resultado das pesquisas do químico Wallace Hume Carothers. Introduzido ao público em 1939, em forma de meias femininas, o tecido se tornou popular rapidamente: a história conta que foram vendidos 4000 pares em apenas 4 dias.

É verdade que a comercialização foi logo suspensa graças ao início da segunda guerra mundial, mas a produção continuou a todo vapor. O tecido foi fundamental para a fabricação de paraquedas, tendas e outros artigos que foram usados pelas tropas americanas.

Com o fim da guerra, o nylon entrou de vez no mundo da moda. As meias femininas voltaram com sucesso indiscutível nos grandes centros comerciais, como Nova York. De lá para cá, esse material vem sendo desenvolvido e integrado em diferentes setores, sendo, hoje, uma tendência forte na confecção de itens de todos os tipos.

A tendência do nylon na moda esportiva

É fácil entender a relação entre esse tipo de material e a moda esportiva. Afinal, estamos falando de um segmento que lida diretamente com atividades físicas. Ou seja, bolsas, jaquetas, blusas, shorts e qualquer outra mercadoria devem promover elasticidade e durabilidade, de modo a se adaptar a realidade de atletas amadores e profissionais.

A maciez e leveza providenciada pelo nylon facilita a transpiração e ajuda a diminuir a produção de suor. Além disso, peças de nylon absorvem pouca umidade e secam extremamente rápido, o que estende sua usabilidade para mercados que envolvem atividades aquáticas, como os artigos de natação e surfwear.

É importante notar que o sucesso desse material vai além de suas especificidades técnicas. As diferentes opções de nylon disponíveis permitem a criação de peças versáteis, criativas e diferenciadas.

É possível oferecer ao consumidor uma vestimenta que cumpra seus propósitos não apenas durante a prática de esportes, mas basicamente em qualquer situação cotidiana.

As diferentes opções de nylon

Como falamos, a variedade de opções de nylon é um dos segredos para o seu sucesso. É importante escolher a alternativa que melhor se adeque aos seus planos e às demandas dos seus compradores. Pensando nisso, separamos as melhores seleções disponíveis. Confira!

Nylon 70 PVC

O Nylon 70 PVC é caracterizado por um acabamento de resina levemente texturizado, com efeito que remete à plastificação. Resistente à água e aos danos mais comuns, como desfiamentos e rasgos, é uma opção muito empregada na marroquinaria.

Nylon 70 emborrachado

Como o nome sugere, o nylon 70 emborrachado apresenta textura emborrachada e lisa em pelo menos um dos lados. Como resultado, fortalece a proteção contra a passagem de líquidos e é uma escolha muito popular para a confecção de capas de chuva, barracas e acessórios de camping em geral.

Nylon 70 resinado

A fina camada de resina que compõe o nylon 70 resinado fornece uma aparência brilhante e transparente. Contudo, isso está longe de indicar fragilidade. Pelo contrário, a resina evita o esgarçamento do produto e torna esse material muito interessante para a produção de forros, bolsos e divisórias de bolsas e mochilas.

Nylon paraquedas

O nylon paraquedas é conhecido por ser leve e extremamente maleável. Resistente à água e aos danos do dia a dia, esse material se assemelha ao resinado, mas apresenta maior gramatura. Além de jaquetas e forros, é muito utilizado na confecção de itens de marroquinaria.

Nylon 210 resinado

Esse tipo de nylon é similar ao Nylon Paraquedas, mas sua gramatura é menor. Ele apresenta uma alta densidade e uma pequena camada de resina, que favorece a resistência à água, esgarçamento e desfiamento. Assim, o Nylon 210 resinado é indicado para forro de bolsas e mochilas, acessórios escolares e coletes de segurança, pois é resistente, seguro e fácil de limpar.

Nylon 420

Existem dois tipos principais de nylon 420: o amassado e o PVC. O primeiro, conforme indicado pelo nome, apresenta um efeito que dá a impressão de estar amarrotado. Esse visual estonado abre uma gama de possibilidades para você confeccionar produtos cada vez mais diferenciados.

O PVC, por outro lado, não apresenta essa aparência peculiar. Em vez disso, graças ao acabamento em resina de PVC presente em um dos lados, apresenta leve brilho e promove maior resistência para o produto em questão.

O nylon é um tecido fundamental para a confecção de diversas peças, desde bolsas e mochilas até capas de chuva e barracas de camping. Por conta de sua leveza, resistência e versatilidade, trata-se de um material que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda esportiva, mas que, na verdade, é muito relevante em diversos segmentos.

Que tal continuar aprendendo sobre esse tecido? Neste texto, exploramos melhor as características e possibilidades do Nylon 70. Confira!

About the Author

Deixe uma resposta