Jogos Olímpicos: Uma nova passarela para moda

Moda e esporte, duas grandes indústrias que juntas formam uma potência de oportunidades que influenciam e movimentam toda a sociedade, principalmente quando o assunto são os Jogos Olímpicos.

Não temos dúvidas que com o passar dos anos esses dois universos se tornaram excelentes aliados. Isso é bem evidente quando vemos grifes conhecidas pelo mundo inteiro, criando peças que compõem o vestuário dos atletas nos Jogos. Modelos estes que representam a cultura, o estilo e até mesmo o clima de cada país, gerando novas tendências nas vitrines.

No início dos Jogos Olímpicos a falta da tecnologia adequada nos tecidos dos uniformes afetava diretamente o desempenho dos atletas. No século VIII A.C, os competidores na Grécia Antiga jogavam nus. Após uma longa pausa, foi autorizada a volta dos Jogos Olímpicos modernos em 1896. Nesse retorno, os trajes eram feitos em algodão, o que prejudicava muito os atletas pois o material absorvia o suor e pesava muito no corpo. Além disso, os uniformes usados possuíam mangas longas e outras peças comuns da época. Por isso, diversas mudanças foram feitas, como o encurtamento dos uniformes, o que proporcionou maior leveza e melhoria na performance. Os tecidos sintéticos se tornaram a nova matéria-prima das vestimentas e somados à tecnologia trouxeram resultados significativos.

Porém, atualmente os uniformes utilizados pelos atletas não se limitam somente ao esporte, mas se tornaram muito comuns no dia a dia da população. Basta olhar para as ruas que podemos ver as pessoas usando peças que foram criadas originalmente para uma modalidade esportiva.

Temos diversos exemplos disso, como a tradicional blusa nadadora, seu formato é parecido com o maiô de natação. O top, utilizado no atletismo ou no vôlei de praia feminino, que se tornou peça padrão no armário de muitas mulheres, em diversas cores e modelos. Um outro caso é o tão querido tênis. Todos usam essa peça que encaixa em várias ocasiões, mas foi criada exclusivamente para praticar esporte, e foi utilizada assim por muitos anos. Além disso, não podemos deixar de lembrar das famosas calças legging, as T-shirts, os shorts saia e as jaquetas corta-vento. Todos esses modelos foram influenciados pelo mundo esportivo e fazem parte da moda popular.

Na abertura das Olimpíadas, as Delegações desfilam as peças criadas pelos estilistas, e como elas são vistas pelo mundo inteiro, se tornam icônicas, trazendo outras opções de estilo, como o tradicional blazer que ganha novas cores e mais combinações. Pode ser confeccionado em conjunto com saias, vestidos ou camisas coloridas. Tudo isso mexe com a criatividade e inspira aqueles que criam grandes confecções para o público em geral.

ADINA nas Olimpíadas

Nas próximas Olimpíadas também faremos parte deste universo de competições esportivas, pois os produtos ADINA estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. A grife carioca Wöllner criou e produziu os uniformes que os atletas da Delegação Brasileira vão usar na cerimônia de abertura do evento. Os materiais utilizados na confecção da mochila foram: tecidos Córdoba e Spacer 3D, além dos aviamentos Zíper, Cursor, Injetados e Cadarço. Todos foram selecionados com muito cuidado, cumprindo os requisitos necessários para levar toda a mensagem que este dia transmite, sem deixar de lado a qualidade e o conforto das peças.

É uma honra fazer parte deste momento e a nossa felicidade está em saber que podemos atender a diversos nichos do mercado têxtil.

Continue nos acompanhando para saber de tudo o que acontece por aqui.

Até a próxima!!

About the Author

Deixe uma resposta