Quais os tipos de microfibra existentes? Veja!

Tipos de microfibra: você conhece os principais? Confira este post e fique por dentro!

Seja para a confecção de produtos, seja para atividades de revenda, a escolha do tecido é uma das etapas mais importantes no processo de decisão. Com uma ampla variedade de materiais disponíveis, é preciso optar pelos que ofereçam melhor valor ao seu público-alvo e atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pela marca.

Nesse cenário, a microfibra se apresenta como um dos destaques. Durável, macio e versátil, esse fio conta com diversas aplicações e apresenta benefícios interessantes, diferenciando-se de outras opções famosas. É sobre ele que falaremos neste texto.

Além de apresentar os principais tipos de microfibra, vamos nos aprofundar em seus detalhes, explicando sua composição, formas de aplicação e diferenças para outros materiais, como a malha. Pronto para saber mais? Continue a leitura!

O que é microfibra?

A microfibra é um fio sintético composto de poliéster ou poliamida, tão fino que é frequentemente comparado a um fio de cabelo. A durabilidade e capacidade de absorção dos tecidos produzidos com esse material o fazem um dos mais amplamente utilizados na indústria têxtil. Essas particularidades podem ser entendidas ao observar sua composição.

Enquanto o poliéster, conhecido pela resistência ao calor, garante a durabilidade da microfibra, a poliamida adiciona elementos como a capacidade de absorção e maior maciez.

Dessa forma, tecidos de microfibra garantem peças – de vestuário ou não – flexíveis e resistentes tanto ao calor quanto à umidade. Não é à toa que roupas utilizadas em academias, por exemplo, são frequentemente compostas por esse material. Afinal, evita-se o acúmulo de suor e facilita a secagem das vestimentas.

Qual é a diferença entre a microfibra e outros tecidos?

Embora a microfibra conte com atributos muito particulares, ela é frequentemente confundida com outros tipos de material. Um dos tecidos mais antigos do ramo têxtil, a malha é um exemplo.

Trata-se de uma composição de fios têxteis tramados, obrigatoriamente, na horizontal. Os tecidos de malha também são conhecidos pela maciez, mas contam com diferenças fundamentais em relação aos de microfibra. Para começar, o processo de confecção da malha a torna extremamente elástica, mas não gera a resistência à umidade oferecida pela microfibra.

Existem também os tecidos naturais, que se diferem em diversos aspectos dos sintéticos. É o caso da seda e do linho, por exemplo. Essas peças, contudo, costumam ter custos mais elevados e tempo de vida útil reduzido.

Quais são os principais tipos de microfibra?

Agora que você conhece o que é microfibra e quais são suas diferenças em relação a outros fios têxteis, vamos falar sobre os principais tipos desse fio sintético.

Bora Bora: marcada pela alta densidade, o toque macio e o bom caimento, o Bora Bora é um tipo de microfibra muito utilizado em variados setores, como na produção de vestuário e calçados. Levemente peletizada, essa microfibra pode ser sublimada e dublada, tornando-se excelente para inovações e criatividade.

Fidji: altamente resistente e com secagem rápida, o Fidji é uma microfibra construída em sarja, discretamente brilhante em ambos os lados. É muito utilizado na confecção de uniformes de trabalho e vestuário em geral, com destaque para bermudas do tipo surfwear. Assim como o Bora Bora, pode ser sublimado e dublado.

Pesado: é uma microfibra mais fácil de identificar, já que se diferencia pelo acabamento peletizado e denso, que produz superfícies foscas. Também caracterizado pelo toque macio e secagem rápida, é muito empregado na confecção de produtos surfwear, além de calçados.

Aspen: pode ser sublimado e conta com acabamento WE, ou seja, que dificulta a passagem de água e acelera o tempo de secagem. Com isso, é muito utilizado em jaquetas e diversos tipos de roupas, principalmente de moda fitness.

Quais são as aplicações da microfibra?

A escolha do tipo de microfibra impacta diretamente no produto final. Mas quais são as aplicações da microfibra na confecção têxtil? Vamos mostrar alguns exemplos abaixo!

Toalhas

Como você viu ao longo do texto, produtos de microfibra são altamente resistentes e secam rapidamente. Então, nada mais natural que o uso do material para confecção de toalhas. Esses itens são categorizados de acordo com a densidade, medida em GSM (gramas por metro quadrado). As principais categorias são:

● GSM 220: ideais para limpezas mais leves, como superfícies de automóveis;

● GSM 360: mais resistente que a opção anterior, pode ser usada para polir e lustrar superfícies;

● GSM 400: extremamente macia, pode ser empregada em inúmeras superfícies;

● GSM 600: indicada para superfícies mais delicadas e para a aplicação de cera e outros produtos.

Tapetes

A microfibra também é utilizada para a fabricação de tapetes, geralmente indicados para ambientes como banheiros e cozinhas, caracterizados pela umidade. A composição das peças permite que sejam antiderrapantes e sequem rapidamente.

Peças de vestuário

Luvas, meias, shorts, blusas, jaquetas esportivas, roupas íntimas… há uma enorme variedade de peças de vestuário feitas a partir da microfibra. O material permite a confecção de roupas confortáveis, que secam rapidamente e mantêm uma sensação de refrescância. Isso faz com que elas sejam muito populares entre praticantes de atividades físicas.

Portanto, os diferentes tipos de microfibra garantem grande diversificação nas categorias de produtos que podem ser confeccionados com esse material, marcado pela leveza, secagem rápida e durabilidade.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest e LinkedIn!

About the Author

Deixe uma resposta