Melhor tecido para estofado: conheça os 5 principais!

Está em busca do melhor tecido para estofado? Existem diversas opções, mas algumas se destacam pelo custo e facilidade de limpeza. Confira!

Encontrar o melhor tecido para estofado pode não ser a tarefa mais simples, visto que há uma vasta diversidade de materiais com as mais diferentes características. Trata-se, contudo, de uma decisão muito importante, que pode ditar o sucesso na confecção de produtos que agradem o seu consumidor.

É fundamental trabalhar com diferentes alternativas, tendo em vista os tecidos que mais chamam a atenção do seu público, seja pelo motivo que for. Fatores como beleza, qualidade e durabilidade devem ser levados em conta, além do conforto que o material proporciona.

Mas, afinal, qual é a melhor opção? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, já que tudo depende do seu orçamento e das suas preferências. Contudo, alguns tecidos podem ser destacados como os preferidos do público. Listamos os 5 principais neste post. Veja!

5 opções de tecido para estofado

1. Jacquard

Esse tecido leva o nome de Joseph Marie Jacquard, inventor do tear mecânico que revolucionou a tecelagem com a possibilidade de estampar desenhos mais complexos. O Jacquard é conhecido pelas várias opções de cores e estampas, o que proporciona produtos mais vivos e atraentes.

É possível encontrar tecidos Jacquard compostos por diversos tipos de fios, que são sempre tramados de forma bem fechada. Isso impede o acúmulo de sujeira e a absorção de líquidos, proporcionando estofados duráveis e extremamente simples de limpar.

2. Suede

O Suede é um tipo de camurça sintética muito popular na produção de estofado, dado seu baixo custo e alta disponibilidade. Macio, o tecido conta com uma textura aveludada que gera enorme conforto e o faz ser comparado ao veludo. Assim como o Jacquard, ele oferece grande variedade de cores e estampas.

Por conta de suas características sintéticas, trata-se de um tecido extremamente fácil de limpar e com ótima durabilidade. Contudo, também absorve líquidos com facilidade, o que pode causar manchas indesejadas.

3. Chenile

Muito utilizado na decoração de ambientes, o chenile é formado por fios de seda, lã e algodão, sendo um dos tecidos mais resistentes e duráveis que você pode encontrar. Representa estofados muito confortáveis e visualmente chamativos, com uma textura macia e caracterizada por vincos.

Seu ponto negativo é a complexidade do processo de limpeza. As pequenas dobras que caracterizam o chenile acumulam poeira rapidamente e absorvem líquidos com facilidade, gerando o risco de manchas. Contudo, permanece como um dos melhores tecidos para estofado.

4. Veludo

Veludo é quase um sinônimo de elegância. O material é famoso por vestir figuras da elite europeia entre os séculos XIII e XIV, sendo desde cedo vinculado ao luxo. Na época, era um material extremamente caro, produzido com fibras 100% algodão. Hoje, com a evolução dos processos de produção, existem diversas variações.

Além da maciez, o tecido oferece uma sensação térmica agradável, sendo muito utilizado em locais mais frios. Sua única desvantagem é relacionada à limpeza, já que o veludo tende a deixar as manchas mais aparentes.

5. Sarja

A sarja é um tecido muito flexível, indicado para estofados em ambientes frios ou de calor. Feita de algodão, a sarja oferece um toque extremamente macio e é conhecida por ser mais resistente que outras opções. Contudo, sua superfície um pouco mais áspera pode comprometer o conforto por períodos mais longos.

Sua durabilidade é alavancada pelo processo de limpeza, que é simples e rápido. O tecido não acumula poeira e não suja com facilidade, o que o torna muito popular entre clientes que têm crianças ou pets.

A variedade nas características dos materiais que listamos abre um leque de opções para você tomar sua decisão. É importante, com base nas suas prioridades, definir qual é o melhor tecido para estofado que você pode comprar. Com isso em mente, você pode buscar um fornecedor capaz de suprir suas necessidades.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Não perca tempo e assine a nossa newsletter!

About the Author

Deixe uma resposta