Aviamentos importados: os tipos mais procurados e suas aplicações

Aviamentos importados podem elevar a qualidade das suas peças e até criar um diferencial competitivo. Conheça seus principais tipos e aplicações!

Os aviamentos importados podem fazer toda a diferença na confecção de diversos produtos, como roupas e mochilas. Se antes eram vistos meramente como acessórios de acabamento, hoje têm papel muito mais importante, podendo ser utilizados até como diferencial de uma marca em relação aos competidores.

Isso acontece, é claro, porque há uma vasta seleção de aviamentos de diversos tipos, cada um com funções e tamanhos diferentes. Por isso, é importante conhecer as melhores opções disponíveis no mercado e, assim, entender quais podem exercer melhor efeito nas peças que você deseja produzir.

Para auxiliar nesse processo, criamos este texto. Nele, vamos apresentar as principais formas de uso dos aviamentos e listar quais são os tipos mais comuns. Continue a leitura!

Quais são as possíveis aplicações dos aviamentos?

Os aviamentos importados são elementos indispensáveis para a confecção de vários tipos de mercadorias, como roupas, calçados, mochilas e bolsas. Além de adornar as peças, eles são utilizados para torná-las mais atraentes, confortáveis e práticas. Para muitas marcas, funcionam como um instrumento para a criação de uma identidade própria.

Se você oferece bolsas com ombreiras e passadores muito mais resistentes que as da concorrência, por exemplo, pode ter certeza que seus clientes vão atrelar essa qualidade à sua marca.

A qualidade dos aviamentos, muitas vezes, define a qualidade do próprio produto. De nada adianta, por exemplo, confeccionar uma bolsa com tecido de alta qualidade e utilizar um fecho frágil, que tende a apresentar defeitos rapidamente.

O mesmo exemplo pode ser observado no zíper de uma calça jeans ou no velcro de um tênis infantil. Se o aviamento não for cuidadosamente escolhido de acordo com as características da peça, vai comprometer seu valor perante o consumidor.

Dito isso, é fundamental conhecer as diferentes opções que você pode utilizar. Vários tipos e formatos permitem que você garanta a elaboração de produtos únicos, seja por sua qualidade seja por sua aparência. Então, vamos ao próximo tópico!

Quais são os principais tipos de aviamentos importados?

A seguir, listamos e descrevemos os aviamentos importados mais relevantes no momento. Acompanhe!

Cadarços

Essenciais para a confecção de diversos produtos, especialmente calçados, os cadarços podem ser encontrados em diversos tamanhos e cores. Naturalmente, precisa ser resistente para cumprir bem sua função. É possível encontrar cadarços de polipropileno ou de poliéster.

Fecho de correr

Mais conhecido como zíper, o fecho de correr é fundamental na marroquinaria, que lida com a produção de bolsas e mochilas. Nesse caso, é o elemento que garante a segurança ao usuário, logo deve ser preferencialmente resistente. Suas aplicações, contudo, ultrapassam esse mercado: roupas e até calçados fazem uso dos fechos de correr.

Esses aviamentos são categorizados de acordo com o seu tamanho e geralmente compostos de poliéster.

Cursor

O cursor é a peça cujo movimento encaixa e desencaixa os dentes do fecho de correr, abrindo-o e fechando-o. O modelo clássico é feito em liga metálica e disponibilizado em diversos tamanhos, garantindo maior versatilidade. Além disso, é possível encontrar o cursor sem lingueta, que possibilita a inclusão de um puxador personalizado.

Velthor

O Velthor é o fecho de contato mais resistente do mercado, com composição 100% poliamida. Esse tipo de aviamento é amplamente utilizado em diversos mercados, podendo ser encontrado em vários tamanhos. Geralmente, as medidas variam entre 16mm e 100mm.

Sua variação mais comum é o Velthor pop, que, por sua vez, é 100% composto de poliéster. Menos resistente, é indicado para a confecção de itens menos duradouros, como brinquedos e fantasias.

Como meio termo, existe o Velt Light, cuja composição mistura poliéster e poliamida. Trata-se de uma alternativa interessante para quem tiver como maior preocupação o custo-benefício do aviamento.

Passador

O passador é a peça que permite ao usuário ajustar a altura e o comprimento de sua bolsa, mochila ou mala. Categorizado pela largura, suas dimensões variam entre 20mm e 50mm. O ideal é que o passador seja feito de poliacetal, que é mais durável e resistente que outros plásticos.

Para peças mais robustas, você pode optar pelo passador duplo, que é maior em altura e comprimento.

Ombreira

A ombreira é um excelente exemplo de aviamento que eleva a qualidade do produto. Utilizada na alça de bolsas, mochilas e malas, reduzem o atrito com o ombro do usuário do produto e, assim, gera muito mais conforto.

Tic Tac

Também conhecidos como presilhas, os tic tacs são aviamentos compostos por duas partes que se encaixam, em um movimento de abre e fecha. São muito utilizados na produção de bolsas e mochilas. Os tic tacs contam com um passador acoplado, que permite o ajuste de alças e cadarços.

Portanto, aviamentos importados são elementos fundamentais para a confecção de diversos itens, como você pôde observar ao longo do texto. É importante escolher peças de qualidade, que gerem valor tanto para você quanto para os seus clientes.

Com mais de 50 anos de mercado, a ADINA é uma das maiores têxteis do Brasil e oferece uma vasta gama de matéria-prima para a indústria nacional, incluindo aviamentos. Confira nossos produtos!

About the Author

Deixe uma resposta