Malha ou Tecido Plano: entenda as diferenças

Você sabe diferenciar o que é malha e o que é tecido plano? Se sua resposta for negativa, está lendo o artigo certo. A ADINA vai te explicar tudo sobre o assunto.

Estes tecidos são hoje muito utilizados pelo mercado têxtil e suas características distintas os levam a ter diferentes e variadas aplicações. O uso destes tecidos depende dos objetivos e da criatividade dos estilistas. Também é cada vez mais comum encontrarmos uma mistura de malha e tecido plano em uma só peça. Por esta razão, é importante conhecer as características de cada tipo de tecido para alcançar o melhor resultado em cada criação.

Afinal, o que é um TECIDO PLANO?

O Tecido Plano é constituído a partir do entrelaçamento dos fios de trama mais os fios de urdume. Devido a esta construção, eles tendem a ter uma elasticidade menor. Sua superfície é mais plana, promovendo à este tecido uma maior versatilidade na hora de confeccionar.

De peças mais sofisticadas e formais a peças mais casuais, o tecido plano pode proporcionar diversas possibilidades para produzir.
Pode-se citar como exemplos: Microfibras, Cetim, Chiffon, Poli Forro, Viscose, Lã Sintética, Lençol, Oxford, Suede e Crepe.

Chegou a hora das Malhas. Vamos lá?

Formada por fios têxteis tramados horizontalmente na mesma direção, as malhas têm uma maior elasticidade por conta desta construção. São naturalmente confortáveis e possui um baixo grau de amarrotamento. Ideais para trajes confortáveis, despojados e modernos.
Podemos citar como exemplos de malhas: Felpudos, Foil, Helanca, Moletom, NBA, Paetê, Scuba, Spacer, Tricot e Tule.

Pode-se dizer que a principal diferença entre o tecido plano tem uma elasticidade muito menor ou nenhuma. Ao esticar as duas pontas em direção opostas praticamente não há elasticidade, a menos que contenham elastano em sua composição. Já a malha, por ter a trama de fios entrelaçados é naturalmente mais maleável. Tanto a malha quanto o tecido plano podem ser feitos com uma grande variedade de fios de fibras têxteis, sejam naturais, modificadas ou sintéticas. Também é comum encontrar tecidos planos e malhas que misturam essas fibras em uma variedade de combinações.

Aproveite e confira nossa linha de Malhas e Tecidos Planos na nossa Loja Virtual e não perca as postagens de nossas redes sociais!
E lembre-se: Onde tem você, tem ADINA.
Até mais!

About the Author

Deixe uma resposta