5 grandes erros na indústria têxtil

Falha na gestão, falta no controle de estoque, procedimentos operacionais e desperdícios de matéria-prima comprometem a produtividade da sua empresa?

Cada vez mais as empresas devem buscar melhorias no modo de organização e otimização de procedimentos operacionais. Pois destes padrões depende a sobrevivência e o desenvolvimento da empresa.

Sabemos que todo tipo de empresa está suscetível a falhas. Muitas delas, inclusive, causam enormes prejuízos e podem comprometer o bom funcionamento dos processos. E na indústria têxtil a situação não é diferente.

Aproveite para conhecer os principais erros da indústria têxtil e o que você pode fazer para evitar que eles ocorram na sua empresa. Boa leitura!

1- Data Base Desorganizado: Um sistema de informações dentro da indústria deve estar em constante atualização. A troca de informações é essencial na produção. Com isso, é possível ter um panorama geral de toda a companhia e tomar as decisões corretas.

2- Falta de Treinamento: Com os avanços tecnológicos e surgimento de novas técnicas o mercado exige mão de obra qualificada. Caso contrário, não adianta investir em novos instrumentos sem a devida qualificação. É preciso investir em treinamento para acompanhar o mercado. Colaboradores sem treinamento é um grande risco para empresa.

3- Demanda Mal Calculada: É sempre bom ter o controle de sua demanda com um lastro ( + ou –) de acordo com suas vendas. Não adianta sobrecarregar sua produção para ficar parado, pois este tipo de atitude gera perdas e prejuízo. O correto e mais indicado é uma produção saudável gerando um clima tranquilo entre funcionários e empresa.

4- Logística Fragmentada: A indústria, assim como um corpo, apresenta várias divisões com suas respectivas funções, mas que devem sempre trabalhar em conjunto. Seu funcionamento tem que se dar de maneira integrada e dinâmica, com os diferentes setores sempre interagindo entre si. Quando essa conexão existe e funciona normalmente, é mais fácil identificar problemas e onde é preciso investir para saná-los. Com investimentos pontuais, é possível melhorar a eficiência de toda a linha de trabalho, melhorando, assim, a qualidade do produto ofertado.

5- Desperdício na Produção e Defeito: Tempo é dinheiro, e a má organização do tempo, é desperdício de dinheiro, mão de obra, matéria-prima e outros fatores. Importante um processo operacional, pois a falta de controle de qualidade geram defeitos na produção. A desqualificação de profissionais, gasto de material e queda de produção.

Já se questionou se alguns dos pontos acima estão presentes na gestão de sua empresa? Como vimos, esses equívocos podem ocorrer em qualquer negócio, mas é preciso evitá-los ao máximo.

Gostou deste artigo?
Agora que você já sabe os erros mais frequentes na indústria têxtil, que tal aprender como melhorar os processos operacionais de sua empresa? Continue seguindo nossas publicações, comente e compartilhe. Até a próxima!

* fonte de apoio: http://blog.consistem.com.br/5-erros-da-industria-textil-e-como-soluciona-los/

About the Author

Deixe uma resposta