5 truques para usar alfaiataria de forma mais casual

Quer apostar na alfaiataria em sua confecção, mas não sabe como usá-la para compor looks mais casuais? Clique aqui e descubra 5 truques fáceis de aplicar!

Quando pensamos em looks casuais, normalmente, o que vem à mente são peças como jeans e camisetas. E, realmente, essas são ótimas opções para o dia a dia. Mas existem outras ideias mais elaboradas que cumprem o mesmo objetivo e, uma delas, é a alfaiataria.

Com o poder de oferecer visuais elegantes e despojados, essa técnica antiga vem ganhando espaço atualmente por sua versatilidade. Entender mais sobre o assunto, abrirá oportunidades para trabalhar com esse tecido em sua confecção e levar aos seus consumidores um produto de alta procura. Leia este conteúdo para entender em detalhes e apostar nessa ideia. Veja mais!

Entenda mais sobre a alfaiataria

Você já deve ter visto alguma cena de filme ou novela em que os personagens vão até os alfaiates para mandar fazer peças de roupas. Principalmente, homens buscando vestir ternos e calças. É uma cena bem comum, afinal, esse costume era frequente antigamente e foi dele que surgiu a alfaiataria. Ela nada mais é que uma forma de confecção sob medida. Seu nome é originário do local onde os itens eram produzidos.

O mais comum eram trajes masculinos, uma vez que grande parte das mulheres usavam vestidos. Atualmente, a versatilidade que esse tipo de produto oferece ganhou o coração de todos e se tornou muito comum. As principais peças fabricadas são ideais para o trabalho, como blazers, calças sociais e slip, tailleur e conjunto de saias e blusas.

Atualmente, para uma roupa ser considerada de alfaiataria, ela não precisa ser criada especificamente para uma pessoa. Por isso, é uma opção viável para as confecções. Mesmo assim, é essencial que seja costurada de acordo com as técnicas já definidas. Entre elas estão o caimento ajustado ao corpo e o corte reto.

Além disso, não há necessidade de usar um tecido específico. Por isso, abaixo, explicamos quais são os mais populares. Confira!

Descubra os tecidos mais usados na alfaiataria

Aqui, os tecidos utilizados são mais secos, lisos e firmes. Entre os exemplos temos a lã, linho, crepe, gabardine, jacquard, zibeline, cashmere, microfibra e oxford. Algumas opções são nobres, consideradas de primeira linha, e outras são mais acessíveis. O que as diferencia é a quantidade de fios usados na fabricação.

Por isso, na hora de escolher uma opção para a alfaiataria, tenha cuidado. Se o seu público tem um poder aquisitivo mais baixo, você não poderá vender muito caro. Ao mesmo tempo, é preciso oferecer peças bem costuradas, que assentem no corpo e duram bastante. Também vale a pena contar com fornecedores de credibilidade. Assim, você ganha mais assertividade na produção.

A seguir, veja como funciona o acabamento nesse tipo de costura. Leia abaixo!

Saiba como funciona o acabamento na alfaiataria

Um ponto determinante na alfaiataria é ser clássica. Portanto, existem alguns detalhes de acabamento que devem ser seguidos para manter sua forma e personalidade. Inclusive, eles são essenciais para quem for inserir esse tipo de produção na fábrica.

Para começar, precisa ser invisível, ou seja, ter um acabamento interno com viés ou oferecer peças forradas. Já a queda do ombro, muito popular na modelagem masculina, também aparece na feminina.

Os casacos, paletós e blazers devem ser entretelados e possuir ombreiras. Suas mangas são de duas folhas, o que oferece mais formato à curva do braço. Para terminar, é indispensável que as calças não sejam justas demais, nem muito largas. O equilíbrio é o ideal.

No último tópico, veja mais sobre os 5 truques para usar essa modelagem de forma casual. Acompanhe!

Conheça 5 truques para aproveitar a alfaiataria de forma mais casual

Por ser muito relacionada ao trabalho e outros ambientes formais, algumas pessoas têm dificuldade de inserir a alfaiataria em looks casuais. Mesmo assim, esse tipo de composição faz sucesso no mercado e, provavelmente, ganhará destaque na sua confecção. Abaixo, separamos 5 truques para você vender esse tipo de roupa ao público despojado. Acompanhe!

1. Combine a alfaiataria com tênis

Seja com calça ou saia, adicionar o tênis no look, com certeza, transforma ele em informal. E, nesse caso, ainda passa uma impressão mais moderna. Além disso, é uma opção para as pessoas que priorizam o conforto. Se você trabalha, também, com calçados, já planeje as combinações que pode oferecer.

2. Misture tipos diferentes de tecidos

A alfaiataria se destaca bastante pelo corte e pelo tecido. Por isso, quando misturamos texturas e pesos diferentes, causa uma quebra na aparência, tornando o vestuário mais casual. Colocar um blazer com jeans e camiseta, por exemplo, é uma ótima ideia. Assim como as saias com blusas informais.

3. Improvise com estilo

Não precisa só trocar calçados ou tipos de tecidos. Para deixar o look despojado, é possível usar alguns truques como fazer nós na blusa e dobrar a barra da calça. Essas pequenas mudanças amenizam a seriedade da alfaiataria. Para incentivar as vendas, é possível apresentar essas ideias em vitrines ou catálogos. Assim, fica mais claro visualizar como utilizar a roupa de um jeito informal.

4. Aposte nas sobreposições

Essa é ideal para o frio e para as pessoas que gostam de um aspecto urbano. O objetivo é sobrepor as peças trazendo um visual descontraído e quentinho. Misturar blazer com moletom, por exemplo, tira a formalidade do look e ainda traz conforto. Outra opção de sobreposição é utilizar suéteres por cima de blusas e calças.

5. Na dúvida, escolha uma camiseta

Se existe dificuldade na hora de pensar em um vestuário casual com alfaiataria, a camiseta sempre é uma solução. Por ser um item simples e prático, ela traz, automaticamente, uma aparência despojada para o look. Usar com calças, saias ou blazers são ótimas ideias.

Agora que você já conhece bastante sobre a alfaiataria, que tal entender como usar peças de cetim? Acesse nosso blog e veja mais!

About the Author

Deixe uma resposta