Você sabe o que é o comfortwear?

Comfortwear é uma tendência que veio para ficar no mundo da moda! Conheça mais sobre esse movimento e saiba como atender às demandas do consumidor!

Moda e conforto sempre caminham lado a lado. Quando buscam peças de vestuário ou acessórios para complementar um look, as pessoas não prezam apenas pela aparência, mas também pela própria comodidade. Não à toa, os vendedores costumam ter em seus portfólios peças produzidas com tecidos leves e de bom caimento, além daqueles mais formais e focados no estilo.

Estamos falando, contudo, de um mercado em constante movimento. A variação nos padrões de preferência dos consumidores precisa ser observada cuidadosamente, já que eventualmente surgem novas tendências que combinam um ou mais tipos de confecção. O Comfortwear surge justamente neste contexto.

A demanda por peças confortáveis, sem deixar o estilo de lado, criou essa modalidade completamente nova no mundo da moda. Conhecer suas características e saber como explorá-las é crucial para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é comfortwear?

O termo comfortwear é, originalmente, uma combinação de duas palavras inglesas: comfort e wear, que podem ser traduzidas livremente como conforto e vestir. A ideia por trás dessa tendência é justamente possibilitar o uso de roupas confortáveis.

Aqui, não estamos falando de pijamas ou peças geralmente usadas dentro de casa, mas sim de roupas versáteis, adequadas a diversas situações. Geralmente, o que caracteriza os itens incluídos nessa tendência é a leveza do tecido e a amplitude dos cortes, o que resulta em roupas mais soltas, dando ao usuário grande liberdade de movimento.

Por que o comfortwear se tornou uma tendência tão popular?

Seria injusto dizer que o comfortwear é um movimento que se iniciou recentemente. Há décadas, a combinação entre conforto e elegância é um dos objetivos mais buscados por profissionais da moda e da indústria têxtil. Dito isso, sempre houve espaço no mercado para agasalhos de moletom e cardigans de tricô, por exemplo. Mas algo mudou recentemente.

A pandemia da Covid-19, que impactou o mundo no início de 2020, gerou uma série de mudanças de hábitos nos consumidores. A mais óbvia tem a ver com a repentina necessidade de isolamento social, que levou muitas pessoas a trabalharem em regimes de home office. A tarefa de cumprir os compromissos profissionais sem sair de casa, certamente, contribuiu para colocar as roupas mais formais em segundo plano.

Dessa forma, os consumidores passaram a sentir a necessidade de encontrar peças meio-termo: nem muito formais, nem desleixadas. A resposta mais simples está nos produtos oferecidos sob o rótulo de comfortwear, que combina a criatividade das marcas com o conforto e liberdade proporcionados pelos tecidos utilizados.

Tudo indica que essa moda veio para ficar. Mesmo enquanto retornam para suas atividades fora do ambiente caseiro, as pessoas parecem se preocupar cada vez mais com o próprio bem-estar. As roupas que se encaixam na etiqueta comfortwear são versáteis, inclusivas e acessíveis, já que servem bem a diferentes tipos de corpos.

Perante uma sociedade que vem aprendendo a se preocupar cada vez mais com a própria saúde física e mental, e menos com padrões impostos em determinados ambientes, oferecer opções de comfortwear é uma excelente ideia para aumentar e fidelizar sua carteira de clientes. Dito isso, por onde começar?

Quais itens você pode oferecer em uma linha comfortwear?

Se você quer incluir peças de comfortwear em seu portfólio, deve começar a pesquisar os tecidos e aviamentos mais adequados para confeccionar esse tipo de produto. É claro que a criatividade abre espaço para diversos tipos diferentes de roupas, mas contar com o material certo faz toda a diferença. A boa notícia é que não é difícil encontrar bons fornecedores que oferecem tais tecidos pela internet.

Uma boa forma de começar é explorando os chamados tecidos planos. Um deles é o Voil Viscose, aplicado na confecção de vestuário em geral. Extremamente leve e com toque macio, o Viscose permite a criação de roupas elegantes e bastante confortáveis, que podem ser usadas tanto em situações casuais como em ocasiões um pouco mais formais.

Além disso, você certamente vai querer adquirir algumas malhas leves, que servem para confeccionar desde camisetas básicas para o mercado infantil até suéteres extremamente confortáveis para moda feminina. O Tricot Oslo, por exemplo, se destaca pelo conforto proporcionado pelo Elastano, que corresponde a 2% de sua composição.

Para os dias frios, a malha Fleece Pelúcia 160 é a indicação perfeita, pois além de aquecer, proporciona muito conforto em peças como jaquetas, casacos, robes e até mesmo calçados.

Comfortwear é uma tendência gerada por anos de variação nos hábitos e preferências dos consumidores. Hoje, a necessidade de vestir peças confortáveis e apresentáveis leva muitas pessoas a buscarem roupas mais leves, que proporcionem maior mobilidade. Contar com essas opções no seu portfólio é um caminho certo para vender mais.

Já que estamos falando de tendências, que tal explorar as que acompanham a Primavera? Neste texto, separamos as 10 cores que prometem fazer sucesso na nova estação. Confira!

About the Author

Deixe uma resposta