10 tipos de malha e suas aplicações!

Conhecer os diferentes tipos de malha é fundamental para diversificar seu catálogo e oferecer produtos de qualidade. Veja 10 opções!

Tecidos de malha estão entre os mais procurados no mercado têxtil. Por serem maleáveis e bastante flexíveis, as malhas permitem a confecção de diferentes tipos de produtos e contam com a simpatia do público. Roupas produzidas com o material são populares no vestuário cotidiano e proporcionam conforto e uma sensação térmica agradável.

É preciso ter em mente, porém, que existem diferentes tipos de malha. Entender a diferença entre eles é fundamental para tomar decisões acertadas em relação à compra e ao uso dos seus tecidos. Neste post, vamos listar 10 opções e falar um pouco sobre suas características e aplicações.

Continue lendo e saiba mais!

Malha Tule

Composta por elastano e poliamida, a malha tule apresenta excelente elasticidade tanto no sentido da trama, quanto do urdume. Apresenta toque macio e um caimento mais pesado, sendo muito utilizado na produção de roupas íntimas e peças muito ajustadas ao corpo. Proporciona conforto e praticidade.

Malha Mesh

A malha mesh é 100% composta por poliéster e apresenta diversos “furinhos” em sua superfície. As aberturas regulares, que formam um visual semelhante ao de uma rede, fazem com que o tecido também seja conhecido como “malha Net”. É uma opção muito interessante para quem atua no mercado da moda esportiva.

Malha Paetê

De trama circular, a malha paetê é estilizada por paetês de 6mm de largura, aplicados em toda sua superfície. Por conta do acabamento brilhoso e do fato de que pode ser sublimada, faz sucesso no mercado de roupas festivas e fantasias. Também é utilizada no acabamento de calçados e na produção de itens de decoração.

Malha Paetê Mini

Uma opção um pouco mais discreta é a malha paetê mini, cujo acabamento fosco reduz o brilho característico do tecido. Além disso, nessa versão, os paetês medem apenas 2,5mm de largura.

Malha Velvet

O diferencial da malha velvet é a textura aveludada presente em um dos seus lados. Isso proporciona um toque extremamente macio que, junto à boa resistência do tecido, faz com que ele seja muito utilizado em forros de calçados, capacetes, cases e outros diversos acessórios.

Malha Skin

Composta por poliéster e elastano, a malha skin apresenta boa elasticidade e um toque macio. Por conta de sua superfície texturizada e capacidade de se ajustar ao corpo, proporciona proteção contra temperaturas mais frias e muito conforto. É um tecido muito procurado para a confecção de roupas femininas e infantis.

Malha Lux

Como o nome já indica, a malha lux apresenta uma superfície bastante brilhosa. Isso acontece por conta da trama, composta por fios de poliéster metalizados. Além disso, conta com elastano em sua composição, o que proporciona bom caimento e flexibilidade. Geralmente, é utilizada no mercado de moda feminina.

Malha AIR

A Malha Air apresenta efeito similar à uma rede, permitindo a circulação de ar, respirabilidade, resistência e secagem rápida. Ideal para peças esportivas como, blusa, forro e detalhe. É conhecida como “Mesh”, “Rede” ou “Tela”. Pode ser sublimada e/ou dublada, mas deve ser previamente testada.

Malha Tule Poly

A malha tule poly é a escolha preferida de diversos fabricantes de peças de roupa íntima. Apresenta toque macio e um aspecto transparente, além de ótima elasticidade. Peças compostas por essa malha costumam ser resistentes, já que sua estrutura evita o desfiamento do tecido.

Malha Athenas

Com caimento leve e grande elasticidade, a malha athenas é texturizada por microporos que garantem boa respirabilidade e um processo de secagem simples e rápido. Por isso, é muito aplicada em artigos esportivos e blusas em geral. Além disso, apresenta toque agradável e pode ser utilizada em forros ou partes internas de acessórios.

Conhecendo os diferentes tipos de malha, você ganha um leque de opções para diversificar e qualificar a confecção de suas peças. Dessa forma, pode garantir produtos que realmente agradem os clientes, seja pelo conforto, seja pela praticidade.

Agora que você sabe mais sobre os diferentes tipos de malha, que tal aprender sobre outros tecidos? Neste post, listamos e descrevemos as principais opções de microfibra. Confira!

About the Author

Deixe uma resposta