Alfaiataria: veja o que está em alta!

As peças de alfaiataria estão com tudo, e prometem continuar em alta durante 2023! Saiba como investir nessa tendência versátil e fashion, que atende a vários gêneros e nunca sai de moda.

A alfaiataria é uma técnica muito antiga, inicialmente voltada apenas para vestuário masculino, e com o passar dos anos teve espaço também no feminino.

Atualmente as peças em alfaiataria voltaram com tudo, e prometem ser sucesso ao longo do ano graças a sua versatilidade. A clássica combinação de terninho e calça – totalmente formal, foi repensada para combinações mais despojadas.

Nesse artigo vamos falar sobre a alfaiataria: um estilo atemporal, que pode ser usado em qualquer estação e tem tudo para permanecer um verdadeiro hit! Vamos lá?

Como surgiu a alfaiataria?

Uma breve aula de história. A alfaiataria surgiu no final da Idade Média, e todas as peças com essa técnica eram voltadas para vestuário masculino. Somente depois do século XIX teve início a produção de roupas femininas em alfaiataria: uma blusa por baixo de um casaco com basque e uma saia longa, utilizados apenas para a prática de esportes.

A evolução da alfaiataria não parou por aí. No período da 1ª Guerra Mundial as mulheres passaram a utilizar calças para trabalhar. Já nos anos 80, passaram a usar o famoso “terninho” como uma forma de se posicionar no mercado de trabalho.

Até hoje é comum ver conjuntinhos femininos e ternos masculinos em ambientes que exijam o dresscode formal. As combinações mais comuns são blazers com calças ou saias.

Porém, os trajes nesse estilo começaram a ser usados em outras ocasiões. Por exemplo, bermudas e coletes em alfaiataria. O combo bermuda com camiseta ou colete com jeans são a cara de looks descontraídos, e que podem ser facilmente adaptados do escritório ao happy hour.

No próximo artigo, você vai conhecer os tecidos ADINA perfeitos para a confecção de peças de alfaiataria. Continue a leitura e comece já a pensar nas produções.

Tecidos para alfaiataria? Na ADINA tem!

Na ADINA você encontra os tecidos perfeitos para a produção de peças em alfaiataria como blazers, saias, calças e o que mais a sua imaginação permitir!

Poly Twill

A primeira recomendação é o Poly Twill. Esse tecido plano possui efeito sarjado e superfície texturizada maquinetada, diferencial importante para as peças do dia a dia. Muito utilizado para a confecção de vestuário em geral e pode ser sublimado, mas deve ser previamente testado.

Oxford Premium

Também conhecido como Oxford Stretch. Essa é mais uma opção de tecido plano com toque macio e secagem rápida. A boa elasticidade do Oxford Premium proporciona conforto e mobilidade, atributos essenciais para peças usadas diariamente. Indicado para a confecção de uniformes e pode ser dublado, mas é preciso testar antes.

Gabardine Twill

A última dica é um tecido plano com estrutura em sarja. O Gabardine Twill tem boa durabilidade, possui boa resistência ao rasgo e não amarrota facilmente – muito usado em roupas sociais. É indicado para a confecção de jalecos, linha home e vestuários em geral. Também pode ser dublado ou sublimado, mas é necessário testar antes.

Curtiu essa seleção? Conheça esse e diversos outros tecidos e aviamentos em nossa loja virtual ou fale com um de nossos representantes. Atendemos a todo o Brasil.

About the Author

Deixe uma resposta