Moda Praia Brasileira

A moda praia brasileira cresce com uma velocidade enorme, tendo os biquínis brasileiros como ícones de qualidade, estilo e criatividade.

Antes de mais nada não é a toa que o Brasil é o país mais procurado para passar férias na praia. Com suas belas praias e clima tropical todos os dias do ano, turistas do mundo todo chegam por aqui tendo a certeza que vão sair com a cor do verão. Mas você já parou para pensar o que as mulheres usavam para ir à praia antes do biquíni? A resposta não é o maiô.

Vamos falar um pouco da História da Moda Praia?

Talvez seja difícil de imaginar, mas inicialmente o traje de banho feminino era uma roupa completa (um vestido que cobria os joelhos e uma calçola aparente que chegava quase aos tornozelos) incluindo meias e sapatos (sapatilhas que podiam ou não ter fitas para serem amarradas nas pernas). Isso porque a ideia era apenas banhar-se no mar ou em lagos, e no século XIX os tornozelos mal podiam aparecer, que dirá o restante do corpo.
Mas, tudo nessa vida evoluí e na História da Moda Praia não poderia ser diferente. Com o passar dos anos houve a necessidade de mudanças nesse, nada prático, “traje de nadar”. Sendo primeiro abandonado o uso das meias e sapatos, depois o vestido foi substituído por uma blusa e eles começam a ser encurtados até chegar no primeiro maiô.
Bem diferente de como conhecemos hoje, o primeiro maiô da História da Moda Praia mais parecia um macaquinho e era super ousado para época. Começaram a ser usados em meados da década de 20 e se popularizaram nos anos 30.

E os biquínis, quando surgiram?

Considerado uma das invenções mais importantes do século 20, depois da bomba atômica, o biquíni foi inventado por um estilista francês chamado Louis Réard. O primeiro traje de banho do mundo foi criado em 1946 e causou um escândalo, sendo até condenado pelas autoridades religiosas e proibido em muitos países.

O nome biquíni foi inspirado em uma ilha chamada Bikini, pertencente aos EUA. Na época que o biquíni foi inventado esta ilha estava sendo o local de teste nuclear americano, onde várias bombas eram explodidas. Então, Louis Réard deu o nome da ilha à sua invenção por também ser um fato tão explosivo quanto uma bomba.

Quem usou o biquíni pela primeira vez?

Micheline Bernardini foi a primeira mulher a desfilar com o traje, na borda de uma piscina pública de Paris, no dia 5 de julho de 1946.
Em 1956, Brigitte Bardot imortalizou o biquíni (um modelo xadrez com babadinho) no filme “E Deus criou a mulher”. E foi aí que ele emplacou. O modelo de maior sucesso dos anos 50 foi a Hot Pants com tops meia taça, muito usado pelas Pin Ups.
Desde então, a moda praia teve um verdadeiro “boom”!

A moda praia no Brasil.

Sendo um país tropical, repleto de praias maravilhosas, o Brasil não poderia deixar de contribuir para a história da moda praia. Inovamos com o famoso modelo “tanga”, e na década de 70.

Chegamos em 1980, década marcada pela moda livre e ousada. Época em que surgiu a cortininha (um dos modelos mais usados atualmente), o asa-delta e o famoso fio dental.

Nos anos 90, a moda praia brasileira já está mais do que consolidada. Possuindo um verdadeiro arsenal de acessórios, saídas, cangas, chinelos… O que não falta hoje em dia são itens para compor seu Look Praia, não é mesmo?

O Brasil é líder no mercado de Moda Praia, trazendo sempre as melhores novidades. Por isso, não deixe de conferir em nosso site os produtos ADINA que podem ser utilizados nessas produções!

Gostou do nosso artigo?

É sempre bom se manter informado sobre curiosidades do mundo da moda, pois o mercado é sempre aberto a boas ideias.
Compartilhe, comente e até a próxima!

About the Author

Deixe uma resposta