Veludo Cristal – A trend do inverno/2019

A chegada do frio traz também a vontade de tirar as peças mais estilosas do armário. E para você que tem clientes antenadas é bom saber: o tecido que não sai mais do roupeiro das fashionistas é o Veludo Cristal!

Ele continua a ser o queridinho durante o inverno. É um dos tecidos mais requintados e nobres e voltou repaginado, diretamente dos anos 80, dando um toque mais elegante, sofisticado e cheio de personalidade aos looks.
O Veludo Cristal é um tecido mais brilhoso que o veludo comum. Fica muito bonito se usado em vestidos e saias, tanto para moda festa como para a moda casual, pois tem bastante caimento é leve e muito macio. Possui bastante elasticidade, se adequando bem a peças mais ajustadas ao corpo.

Você conhece a origem do Veludo?

O veludo surgiu na Índia, feito em teares manuais a partir da fibra da seda. Depois, passou também a ser produzido na Itália, onde as fábricas de Veneza, Florença, Gênova e Milão ganharam fama mundial. A origem do nome vem do latim “vellus”, que significa “pelo” ou “pelo em tufos”. É um tecido de trama densa com textura macia e suave.
Comercializado desde o século 14, o veludo vestiu a nobreza europeia e sempre foi relacionado a aristocracia. Ao longo do tempo foi muito utilizado para produzir roupas e acessórios luxuosos, como vestidos e casacos. No século 20, tornou-se sinônimo de tecido para produzir trajes de festa. No final dos anos 1960 e 1970, o veludo ressurgiu com força na moda e passou a ser visto tanto nos looks glamourosos e extravagantes da época, quanto em calças, saias e casacos para o dia a dia.
Atualmente, o veludo pode ser criado a partir de uma variedade de fibras, tanto naturais, quanto artificiais e sintéticas. Cada tipo de fibra deixa o veludo com um aspecto diferente. Mas isso já é assunto pra outro post.

Atenções especiais para manter a roupa intacta

Você precisa ter alguns cuidados com suas peças de Veludo Cristal, para que elas tenham uma vida útil longa. O ideal é lavar à mão, usar sabão neutro e evitar secadoras, pois o Veludo Cristal encolhe com o calor. Quando for passar à ferro, a temperatura deve ser 180° C e sempre usar uma proteção.
Se preservá-las, você terá suas roupas por muito tempo para esbanjar estilo por aí.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre os produtos ADINA?
Acesse nosso site e siga nossos perfis nas redes sociais.
Conheça também nossa loja virtual.

Até a próxima semana!

About the Author

Deixe uma resposta