Ano novo chinês e suas curiosidades: o que você precisa saber

Você sabia que o ano novo chinês é diferente do Brasil e que ele influencia diretamente o mundo da moda? Clique e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!

A moda é influenciada diretamente por uma série de fatores. As estações, acontecimentos importantes, tendências da atualidade, faixa etária e local são alguns deles, assim como o ano novo chinês. Essa data tão importante para os países orientais impacta nas coleções de grifes famosas. Além disso, possui uma série de curiosidades interessantes para quem não conhece a tradição.

Então, neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre o assunto e mostraremos as principais inspirações das marcas famosas. Confira!

O que é o ano novo chinês?

Sabemos que cada país possui uma cultura e muitas coisas mudam por esse motivo. Comidas típicas, músicas, danças e costumes são algumas delas. Mas você sabia que o calendário também pode ser distinto? Isso mesmo! O ano novo chinês, por exemplo, é a celebração do réveillon da China, que não acontece no mesmo momento que o nosso. Afinal, eles contam a passagem dos dias de outra forma.

Aqui no Brasil e, na maior parte do mundo, utiliza-se o calendário gregoriano. Ele se baseia na rotação da Terra ao redor do Sol para contabilizar o tempo. Como possui imprecisão de horas, precisamos acrescentar um dia a cada 4 anos, o famoso 29 de fevereiro.

Agora, na China, Coreia do Sul e Japão, a população segue o calendário lunar, baseando-se nos 12 ciclos desse astro. Ao final, totaliza-se 354 dias e, por isso, é necessário acrescentar um mês, de 3 em 3 anos.

Apesar de acontecer em outro momento, a data é igualmente importante. É decretado feriado oficial por 72 horas, todo o comércio fica fechado por uma semana e a festa dura cerca de metade do mês. Durante esse tempo, os locais são decorados e as celebrações são realizadas com uma série de tradições e superstições.

Pratos simbólicos são preparados para trazer sorte e, na última comemoração, acontece o Festival da Lanterna. Assim, cada pessoa lança sua própria lanterna no ar, com um desejo escrito. Outra curiosidade é que eles relacionam cada ano a algum animal. Esse é um costume originário do budismo e, em 2022, o tigre estará à frente.

Como as grifes estão utilizando o ano novo chinês em suas coleções?

O ano novo chinês influencia no mundo da moda e as grifes sempre desenvolvem coleções inspiradas nele. Isso acontece porque a população do país representa uma boa fatia do comércio de luxo. Assim, as marcas apostam em novidades que envolvem o animal dos próximos 12 meses para homenageá-lo e incentivar as vendas. Normalmente, as peças apresentam elementos que se referem aos aspectos da espécie, além de criar iniciativas para protegê-la.

A Gucci, por exemplo, trouxe destaque para a natureza e para os elementos que cercam o animal do ano. As peças aparecem com cenários coloridos de vegetação e flores, além do símbolo do tigre sempre presente. Além disso, eles criaram uma nova versão de seu logo para conectar a marca com a festa típica.

O foco da Prada foi uma ação para prevenir a extinção. Eles estão contribuindo com iniciativas locais que abraçam a causa, tanto falando de conscientização, quanto de preservação do animal. A grandiosidade do felino foi o ponto escolhido para chamar atenção nas roupas que utilizam vermelho, preto e branco como tons principais. O símbolo da marca também foi alterado e virou um ícone inspirado nas técnicas clássicas chinesas e nos atributos do bicho.

A Dior apostou em uma parceria com Kenny Scharf, um pintor norte-americano para apresentar uma coleção baseada na água. Dessa forma, seu logotipo ganha uma nova cara a partir do azul.

Por fim, nosso último exemplo é da Salvatore Ferragamo, que, igualmente, contou com a colaboração de dois artistas. As peças são influenciadas pelas tradicionais pinturas chinesas e mostram o tigre brincando com outras criaturas selvagens, como veados, macacos, águias e garças.

Já que estamos falando das tendências de 2022, que tal conhecer o que estará em alta aqui no Brasil? Confira nosso conteúdo sobre moda dopamina e fique por dentro!

About the Author

Deixe uma resposta