Padronagens florais, listras e bolinhas

A história da estamparia no ramo Têxtil

Houve um momento, na história, em que os tecidos passaram a representar um personagem, uma classe social. As estampas dos tecidos passaram a constituir personalidades ou um status.
Hoje vamos conhecer a história e curiosidades sobre algumas dessas padronagens.

Florais

Os tecidos florais que surgiram pelo século XIV na Itália, usados pelas classes mais abastadas que ostentava sua riqueza, e a padronagem da estampa eram tecidos contrastantes, decorações com flores, hastes, folhas e motivos bem elaborados usados em particular pela nobreza.
No Brasil o floral só chegou em 1800, nas estampas do algodão que eram importadas da Índia (berço da estamparia), pois os florais eram os mais produzidos predominantes até o fim do século XVIII. Com a chegada do movimento Artístico “Art Nouveau”, no final do século XIX a reprodução de motivos florais nas roupas ganha força novamente por conta da ligação entre a natureza e as superfícies têxteis. Uma tendência que combina com todas as ocasiões, o floral ganhou espaço na moda, abrangendo desde estilo casual ao formal.

Listras

Na estamparia outra padronagem em destaque que passou por séculos de modernização foram as listras, com suas inúmeras variações de padronagens foram associadas a situações negativas. No ocidente até o século XV as listras eram usadas exclusivamente para identificar bandidos, loucos e doentes. As listras ainda eram utilizadas por outras classes que eram consideradas de alguma forma marginais à sociedade cristã, como por exemplo, as pessoas condenadas, carrascos, prostitutas e até mesmo músicos e malabaristas.
Somente durante o movimento intelectual do Renascimento que as listras, hoje tão clássicas, passaram a ser utilizadas para outros vestuários e foram levadas até o ambiente doméstico, as listras ganharam espaços em outros ramos da moda e foram aplicadas em pijamas e roupas de banho. Clássicas e super cool, as listras têm um acordo com a moda: são consideradas uma tendência vitalícia e sua referência gráfica aparece nas mais diversas versões, das mais esportivas até à alfaiataria sofisticada.

Bolinhas

E para completar nosso grupo de padronagens, não poderíamos deixar de falar das famosas bolinhas, poás, polka dots entre outros nomes.
As nossas bolinhas começaram a encantar as roupas no final do século XIX, no Reino Unido, mas ninguém sabe dizer ao certo como foi que elas apareceram. Alguns citam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes poloneses, e a dança Polka (movimentos circulares que inspiraram a criação de estampa).
Os tecidos de bolinhas ainda nos fazem relembrar de muitas épocas diferentes, em especial os anos 50, onde todos usavam, desde as divas do cinema passando pela moda para crianças, homens e as emblemáticas pin-ups americanas.
Não é a toa que estampa de bolinhas virou um dos maiores clássicos da moda e da indústria têxtil. E nunca saíram de moda, apenas ganharam tamanho, cores e estilos diferentes. Não tem quem resista ao seu charme.

Nos últimos tempos podemos notar no mundo da moda o estilo vintage sempre sendo resgatado e transformado, ou podemos dizer adaptadas às modernidades do mundo contemporâneo atual.

Gostou das curiosidades sobre as padronagens florais, listras e bolinhas?
Continue a visitar nosso blog Adina e descobrir com a gente as variações, curiosidades e novidades do mundo têxtil!

About the Author

Deixe uma resposta