Chiffon: o que é e como usar

O tecido chiffon é conhecido pela versatilidade e pelo caimento leve. Saiba mais sobre suas características e formas de uso!

Para fazer sucesso no mercado da moda é preciso conhecer diferentes tipos de tecido. É claro que cada loja ou vendedor pode dar preferência a um material específico, mas a oferta de produtos com características variadas é uma excelente forma de atrair o interesse de clientes. E, para alcançar isso, é fundamental entender como utilizar cada tecido da melhor forma possível.

Por exemplo, se o seu objetivo for movimentar seu negócio com a chegada do inverno, será importante contar com materiais mais densos, como o Bariloche. Já se a ideia for explorar as festas de Réveillon, será necessário investir em tecidos leves, como o chiffon. Esse é, aliás, o foco do nosso artigo.

O tecido chiffon não é apenas popular na confecção de roupas para o fim do ano. Na verdade, é um tecido que se destaca no mundo da moda há algum tempo, mostrando-se uma excelente opção para diversas ocasiões. Continue lendo para saber mais sobre suas características e aplicações, além de conhecer as variações disponíveis!

Quais são as características de um tecido chiffon?

O Chiffon é um tecido plano, o que significa que é formado por um entrelaçamento dos fios de trama com os fios de urdume. Representa uma escolha constante no mundo da moda além de também ser utilizado para fins de decoração.

Sua principal aplicação, contudo, é na moda festa e vestuário em geral. Faz sentido, já que as peças compostas por esse material apresentam um caimento extremamente agradável e se destacam pela praticidade: o chiffon é um tecido que dificilmente amassa.

Outra característica marcante é a transparência, que combina perfeitamente com roupas e acessórios destinados ao uso em festas. Contudo, existem variações mais opacas, como veremos logo mais.

Por fim, um dos elementos mais distintos do chiffon é a superfície irregular e o toque levemente áspero, causado pela texturização dos fios. Isso dá um aspecto único e elegante às peças criadas com esse material.

Como esse tecido se destaca no mundo da moda?

Grande parte do destaque do chiffon no mundo da moda se deve à tendência do uso de peças transparentes nas últimas estações. O tecido está presente em praticamente todas as coleções femininas, principalmente em saias e vestidos destinados ao uso cotidiano. Mas, como já mencionamos, estamos falando de um material bastante versátil.

Além de peças casuais, o chiffon também é utilizado para produzir vestidos mais elegantes, voltados para festas e ocasiões especiais. Nesses casos, a transparência é suavizada por forros aplicados estrategicamente. Além disso, as peças de chiffon podem ser usadas como camadas, ou seja, com outras roupas por baixo.

Como você pode notar, é importante conhecer o nível de transparência do tecido que você utiliza para confeccionar suas peças. Só assim você poderá passar informações relevantes para os clientes, o que é fundamental para manter uma relação positiva.

Algumas opções de chiffon são mais transparentes que outras, além de apresentar algumas diferenças importantes. Falaremos disso a seguir!

Quais são alguns tipos de chiffon disponíveis?

Chiffon Soft

Se você busca uma opção com alto grau de transparência, o Chiffon Soft é o que você precisa. Muito utilizado na moda festa, esse tecido se inclui nos que podem ser utilizados para decoração, principalmente por conta do caimento maleável e da grande disponibilidade de cores.

Chiffon Crepe

Já o Chiffon Crepe tem uma aparência um pouco mais opaca, embora mantenha alguma transparência. É vastamente aplicado para a confecção de vestuário e apresenta um toque diferenciado, com superfície texturizada. É uma opção interessante para quem se preocupa com praticidade, já que sua composição evita que o tecido amasse facilmente.

Chiffon Satin

Por fim, temos o Chiffon Satin, que é a opção menos transparente que você vai encontrar. Isso, contudo, não o torna menos especial. Trata-se de um tecido altamente maleável, com caimento incrivelmente leve e que apresenta um aspecto brilhante. Tudo isso, unido ao toque macio, o torna excelente para os vestidos elegantes que mencionamos anteriormente.

O tecido chiffon não faz tanto sucesso à toa. Extremamente versátil, leve e conhecido pela transparência, trata-se de uma opção com excelente custo-benefício para a confecção de diferentes peças de roupa, tanto para uso casual, quanto para uso em festas.

Para adquirir tecidos de qualidade, é necessário contar com fornecedores de confiança. Conheça mais sobre a Adina e os 5 motivos que nos tornam referência no setor têxtil!

About the Author

Deixe uma resposta