Como utilizar tecidos na decoração?

Tecidos na decoração podem fazer toda a diferença em um ambiente. Saiba mais sobre o assunto e veja os tecidos mais indicados!

Foi-se o tempo em que a indústria têxtil fornecia matéria prima apenas para roupas, acessórios e coisas do tipo. Cada vez mais, os tecidos são aplicados de formas variadas, impulsionados pela criatividade do público e dos profissionais da área. Se você conhece um especialista em design de interiores, por exemplo, pergunte sobre o uso de tecidos na decoração.

Trata-se de uma tendência interessante, que já mostra potencial há algum tempo graças ao uso de estampas para dar vida a móveis e estofados. Assim, oferecer tecidos para fins decorativos é uma forma de alcançar ainda mais clientes, já que você estará lidando com pessoas que apresentam demandas diferentes. É um novo nicho a ser explorado.

Para usufruir dessa oportunidade, contudo, é fundamental conhecer mais sobre a aplicação e os tipos de tecidos comumente utilizados nesse tipo de atividade. Se você busca mais conhecimento sobre o assunto, está no lugar certo. Continue a leitura e saiba mais!

Ideias de aplicação de tecidos na decoração

Para muitas pessoas, falar em tecidos na decoração remete a eventos festivos, como casamentos, aniversários, bodas e até eventos comemorativos.

Materiais leves, mas resistentes, são perfeitos para criar cenários que podem ser desmontados rapidamente. Mas os tecidos também podem ser usados em decorações mais duradouras.

Móveis e estofados

Utilizar tecidos para renovar o visual de móveis como sofás e poltronas é uma prática muito comum, o que gera grande demanda por produtos como mantas e estofados. A variação de cores e estampas ajuda o consumidor a personalizar o ambiente conforme seu gosto. Mais do que aparência, contudo, qualidade é fundamental.

Um tecido adequado para revestir um sofá, por exemplo, deve apresentar características que evitem o acúmulo de sujeira e facilitem o processo de limpeza. Materiais com acabamento em WR, como o Nevada, têm a vantagem de evitar a passagem de água, gerando uma proteção contra eventuais respingos.

Além de sofás e poltronas, acessórios menores têm papel importante na linha home de decoração. Pense nas almofadas e nos travesseiros, por exemplo. Esses itens podem ser desenvolvidos com diversos tipos de tecidos, misturando cores e texturas para ampliar as opções do consumidor. Levemente peletizada e com aspecto fosco, o Bali WR é altamente popular nesse tipo de confecção.

Como acabamento, é fundamental contar com aviamentos de qualidade, que proporcionem a aparência e a qualidade desejada para o produto. Fitas de contato, como o Velt Light, e fechos de correr, como o Delrin, são ideais para ajustar os últimos detalhes decorativos do seu produto.

Aplicação nas paredes e tetos

Diferentes formatos e tipos de tecidos podem ser aplicados nas paredes e tetos para causar grandes mudanças em um ambiente sem alterar sua estrutura. Dessa forma, geram um visual diferenciado e, diferentemente dos papéis de parede, oferecem uma textura agradável, confortável ao toque.

Trata-se de uma alternativa muito utilizada para personalizar quartos de bebês, de modo a evitar possíveis alergias causadas pelo uso de tintas e outros materiais.

O tecido é fixado na parede ou teto com a utilização de uma cola especial, à base de PVA. Assim, embora seja bastante consistente, pode ser retirado quando houver necessidade.

Tecidos mais utilizados na decoração

Se você pretende destinar tecidos para a decoração, deve escolher opções que sejam duráveis e resistentes, além de esteticamente agradáveis. Um exemplo é o veludo, que conta com toque extremamente macio e apresenta pequenos pelos em um dos lados, gerando uma sensação de conforto. O Veludo Cristal, em especial, é muito popular na confecção de estofados.

Uma alternativa com características semelhantes é o chenile, que é formado por fios de seda, lã e algodão. Em vez dos pelos do veludo, apresenta pequenos vincos que proporcionam uma textura diferenciada. Ambas essas opções, contudo, são conhecidas por absorverem manchas com facilidade, o que pode dificultar sua limpeza.

Isso nos leva à sarja, que, por sua vez, é conhecida por ser extremamente fácil de limpar. O tecido não acumula poeira com facilidade, sendo muito procurado por clientes que convivem com pets ou crianças pequenas. É o mesmo caso do Nevada, cujo acabamento WR o torna ideal para quem prioriza a praticidade.

Já o camurça se destaca pela alta resistência ao esgarçamento e ao rasgo. Com superfície texturizada e avesso acetinado, apresenta toque macio e um caimento extremamente maleável. Esteticamente, é muito semelhante ao couro, sendo utilizado tanto na decoração quanto na confecção de bolsas e peças de vestuário.

O Suede Liso proporciona o mesmo toque macio e superfície texturizada, mas conta com o lado avesso liso, apresentando-se como uma alternativa muito interessante ao couro camurça.

No que diz respeito à aplicação em paredes e tetos, uma boa alternativa é o jacquard, conhecido pelas tramas bem fechadas e pela grande variedade de cores e estampas. É muito popular tanto na decoração de festas, quanto na decoração de ambientes domésticos.

Pensar na utilização de tecidos na decoração abre uma gama de possibilidades para o seu negócio. A confecção de estofados ou a aplicação em paredes deve envolver materiais de qualidade, que garantam durabilidade e atendam às demandas de personalização do seu consumidor. Por isso, certifique-se de trabalhar com fornecedores de confiança.

Sabia que você pode comprar seus tecidos online e recebê-los de forma ágil e segura? Conheça mais sobre a ADINA neste post!

About the Author

Deixe uma resposta