Malhas: trama e urdume

Os tecidos de malha são caracterizados pelo entrelaçar dos fios têxteis, sendo esses sempre no mesmo sentido – ou todos na trama ou todos no urdume. Para saber mais continue lendo o artigo de hoje!

A Malha como o nome já diz, é um tecido bem maleável, que estica bastante e não amassa. Com excelente flexibilidade, se adapta aos movimentos do corpo e sua porosidade proporciona uma sensação térmica agradável e confortável.
Possui uma estrutura que se diferencia dos demais tecidos por apresentarem uma elasticidade natural inerente ao processo de construção. Isso porque, na tecelagem, os fios criam uma armação fixa e rígida, na malha um fio direciona a forma das laçadas que passam dentro das laçadas seguintes e assim por diante.

As malhas são classificadas em dois tipos: trama e urdume. Você sabe quais são as diferenças entre eles? A gente te conta a seguir.

Malharia por Trama:


É uma tecnologia amplamente utilizada na fabricação de tecidos de malha utilizados na indústria do vestuário (camisetas, blusas de moletom, suéteres, cachecóis, meias, cuecas, calcinhas, pijamas, entre outros exemplos). Isso se deve ao fato desta tecnologia proporcionar estruturas super flexíveis e confortáveis. Os fios, ou grupos de fios, são alimentados na direção horizontal da construção do tecido, compondo sua largura.

Malharia por Urdume:


É uma tecnologia muito utilizada para a construção de tecidos de malha não tão flexíveis quanto a Malharia de Trama (tecidos utilizados para compor a parte externa de bancos de automóveis, tecidos para calçados, tecidos para calças tipo legging, tecidos de renda para decoração, tecidos atoalhados, entre outros exemplos), entretanto, mais flexíveis do que tecidos planos. Os fios são alimentados na direção vertical da construção do tecido, compondo seu comprimento.

Viu só? Agora mais uma dica importante: seja qual for o tipo de malha a ser trabalhada, você pode encontrar no site da ADINA a melhor opção para o seu negócio.

Leia também…
– Malha ou Tecido Plano: entenda as diferenças

About the Author

Deixe uma resposta