5 formas criativas de reaproveitar retalhos de tecidos na decoração de casa

Utilizar tecidos na decoração é uma excelente forma de reaproveitar materiais e explorar a criatividade. Conheça 5 dicas para começar!

Você costuma descartar os retalhos de tecidos que não foram utilizados nas confecções de seus itens de moda e vestuário? Então, pode estar perdendo a oportunidade de explorar um mercado bastante promissor. Estamos falando de decoração de ambientes, uma atividade que, cada vez mais, abre espaço para a utilização de diversos tipos de tecidos.

A aplicação de tecidos na decoração ocorre de diferentes maneiras. Algumas são mais óbvias, como a confecção de bordados e estampados para adornar almofadas, sofás e outros móveis. Outros métodos são menos convencionais, como o uso de retalhos para enfeitar objetos específicos, como a cúpula de um abajur ou a parte externa de um armário.

Embarcar nessa tendência é uma forma não apenas de encantar o seu cliente com um portfólio diversificado e peças diferenciadas, mas também de reaproveitar eventuais retalhos de forma criativa e sustentável. Quer saber por onde começar? Neste texto, separamos 5 dicas para você. Acompanhe!

1. Almofadas decoradas

Quando falamos no uso de tecidos na decoração de casa, as almofadas são artigos de destaque. Combinadas aos móveis e estofados, essas peças, que são extremamente versáteis, podem dar vida e alterar completamente o visual de um cômodo. Por isso, é sempre interessante disponibilizar algumas capas de almofada em seu portfólio.

É claro que, dependendo do seu público, você pode optar por investir diretamente em tecidos para esse fim. Se esse for o caso, nossa dica é o Bali WR, material peletizado e de aspecto fosco que gera almofadas incríveis. A verdade, contudo, é que você pode utilizar os retalhos de outros materiais para produzir esses itens e diminuir o volume de descarte.

2. Móveis revestidos

A maioria das pessoas tem, em casa, pelo menos um móvel antigo e com visual ultrapassado. Enquanto serviços de restauração e técnicas como a aplicação de pátina se mostram exageradamente caros, a mera utilização de tecidos pode resolver o problema. Tudo o que você vai precisar é de alguns retalhos e uma cola de boa qualidade.

O tecido pode ser cortado à medida, para se encaixar perfeitamente em uma parte específica do móvel. Um gaveteiro, por exemplo, pode ganhar nova vida se cada uma de suas gavetas for decorada com um pedaço apropriado de tecido. A camurça é um material que conta com as propriedades adequadas para o revestimento de um móvel.

3. Puffs com patchwork

Você conta com uma grande quantidade de retalhos e quer uma solução criativa para se livrar deles? Que tal confeccionar puffs extremamente confortáveis? Para tal, tudo o que você vai precisar é de um punhado de tecido, agulha, linha e enchimento.

Esse é um item muito interessante, já que você pode usar a criatividade para criar puffs de diferentes tamanhos, cores e formatos. Se o seu foco for oferecer conforto, vale a pena pensar em tecidos como o veludo, que além de texturizado, promove uma sensação térmica agradável em períodos mais frios.

4. Enfeites para parede

Uma das formas mais comuns de utilizar tecidos na decoração é a partir da aplicação direta em tetos e paredes. A aplicação do material é feita com uma cola especial, garantindo estabilidade e facilitando a remoção em caso de necessidade. Contudo, nesse texto, não queremos falar sobre papéis de parede, mas sim de algo mais simples.

Para aproveitar seus retalhos e confeccionar itens de decoração, você pode utilizá-los para criar pequenos quadros. Basta utilizar um bastidor, ou outro tipo de suporte, para criar flâmulas que ficam excelentes em diversos ambientes. Aqui, é interessante misturar cores e utilizar técnicas para criar desenhos visualmente agradáveis.

5. Tapetes de retalhos

Por fim, um dos itens mais simples da lista: o tapete de retalhos. Esse item pode ser produzido de modo mais rústico ou refinado, dependendo da sua finalidade. Tapetes destinados, por exemplo, ao banheiro e à cozinha podem ser mais feitos a partir de técnicas mais simples, como o ponto amarradinho.

Mas você também pode se aventurar e investir em trançados, crochês com fios de malha ou até no patchwork.

Com o reaproveitamento de retalhos de tecidos na decoração de casa você contribui, também, para um processo de confecção mais sustentável. Essa é uma maneira de agregar valor ao seu produto e gerar ainda mais retorno sobre o investimento feito no momento da compra dos materiais.

Você está buscando formas de melhorar sua atuação no mercado têxtil? Então, é hora de conhecer a Adina e os 5 motivos que a tornam referência no setor. Confira!

About the Author

Deixe uma resposta