Transparência: quais os tecidos e como usar cada um deles

Quer explorar a transparência para criar peças únicas e valiosas? Conheça os principais tecidos e aprenda a utilizá-los em suas confecções!

Quais fatores levam uma pessoa a optar por uma determinada peça de roupa? A resposta, é claro, depende das necessidades específicas de cada cliente. Por exemplo, se o objetivo é se proteger do frio em uma viagem que está por vir, jaquetas e casacos com tecnologia Water Resistant chamam bastante atenção. Se a ideia é encontrar o look ideal para uma festa, tecidos marcados por leveza e elegância tendem a se sobressair.

Fica claro, portanto, que a capacidade do vendedor em oferecer peças adequadas às demandas do cliente é algo fundamental para o seu sucesso comercial. A confecção de roupas diversificadas e criativas é um processo que envolve uma série de decisões, a começar pelos tipos de tecido que serão utilizados.

Leveza, caimento, brilho e resistência são alguns dos atributos mais buscados em tecidos para vestuário. Outro, menos debatido, mas igualmente promissor, é a transparência. Neste artigo, vamos falar sobre os principais materiais que você pode utilizar para criar roupas diferenciadas pelo aspecto transparente.

Organza Cristal

O tipo de fio que compõe o Organza Cristal lhe proporciona um brilho próprio que, junto à transparência, torna esse tecido plano uma pedida excelente para a produção de diversas peças. Com caimento leve, pode gerar roupas vistosas para festas mais elegantes: vestidos de debutantes e fantasias são exemplos comuns.

Contudo, não é preciso se restringir à moda festa. Esse é um tecido muito versátil, que pode ser combinado com outros materiais para compor looks únicos e criativos.

Malha Tule

O nome Tule é uma referência à tradicional cidade francesa Tulle, local de origem desse tecido. Graças à presença de elastano em sua composição, o material apresenta um ótimo grau de elasticidade. Essa característica tornou a malha extremamente popular na produção de figurinos de ballet.

Seu uso, porém, vai muito além. A Malha Tule tem um toque bastante confortável e se mostra presente em diversos setores da moda. Dependendo da cor e dos acessórios utilizados, o tecido pode gerar desde roupas íntimas até blusas, saias e vestidos para diferentes ocasiões.

Uma opção de malha semelhante, porém mais resistente e com maior gramatura, é a Tule Poly. Essa versão substitui a poliamida por poliéster.

Tule Illusion

O Tule Illusion é 100% composto por poliamida, o que significa que o tecido não apresenta qualquer elasticidade. Muito leve e transparente, é geralmente aplicado na forma de sobreposições ou usado para detalhar e enfeitar roupas. É ideal para compor peças da moda festa, incluindo vestidos de noiva.

Chiffon Soft

Entre os tecidos com algum nível de transparência, o Chiffon Soft é um dos mais populares. Não é à toa. Extremamente maleável e flexível, trata-se de um material leve, que pode ser sublimado e que apresenta excelente custo-benefício. Além do mercado da moda, faz sucesso na produção de peças de decoração.

No que diz respeito ao vestuário, pode ser usado para confeccionar roupas de festa ou vestuário de modo mais geral. O Chiffon Soft se encaixa em diversos tipos de look, tanto como forro, quanto como sobreposição. Por ser muito fino e confortável, é especialmente adequado à moda praia.

Angra

Para quem quer apostar em peças com elegância, o Angra é o tecido ideal. Um tecido plano com caimento leve e um toque macio. Possui baixo nível de transparência, por isso, é indicado para estamparia e vestuário em geral. O tecido também pode ser sublimado e/ou dublado, mas deve ser previamente testado.

A transparência é uma característica que pode ser explorada de diversas formas no mundo da moda, criando peças criativas e looks únicos. Nesse processo, é claro, a qualidade dos tecidos utilizados é determinante, o que gera a necessidade de contar com um fornecedor de confiança.

Ainda em dúvida sobre como comprar tecidos no atacado têxtil? Neste artigo, listamos 5 motivos que tornam a ADINA o fornecedor ideal para você!

About the Author

Deixe uma resposta